EXPO’98 (XI)

11 Maio, 2008 at 9:48 am Deixe um comentário

Pavilhão de Portugal

Da autoria de Álvaro Siza Vieira, situado na zona central do recinto, no topo sul da Doca dos Olivais, assegura a representação do país organizador, introduzindo o tema da exposição: “Os Oceanos, um Património para o Futuro”, ao mesmo tempo que destacava o contributo de Portugal para a descoberta e conquista dos Oceanos, por via do recurso a novas tecnologias multimédia e iconografia de época.

No seu interior, uma vasta exposição, exibindo o contributo português para a conquista dos Oceanos; no exterior, a ampla Praça Cerimonial, prolongando o edifício, local das cerimónias nacionais de cada um dos países participantes, com a inédita pala, uma superfície curva em betão, de 50 metros x 60 metros, suspensa, apenas apoiada nos topos, cobrindo toda a grande Praça.

Pavilhão de Portugal

(imagem via http://pt.wikipedia.org/wiki/Pavilh%C3%A3o_de_Portugal)

Propunha aos visitantes uma viagem em três etapas. O primeiro núcleo da exposição (“Mitos, Sonhos e Realidades”), recorrendo à iconografia dos Descobrimentos, mostra como os portugueses, partindo de uma herança cultural mediterrânica, foram pioneiros, construindo novos trilhos através dos Oceanos, com um filme de animação “A Viagem”, concebido a partir das personagens dos famosos biombos japoneses Namban (nome atribuído pelos japoneses aos navegadores portugueses), dos séculos XVI / XVII.

Num segundo núcleo (“Os Construtores dos Oceanos”) mostrava peças recolhidas numa campanha arqueológica no estuário do Tejo, tendo por tema de referência o espólio de uma nau da “Carreira da Índia”, a “Nossa Senhora dos Mártires” (que se afundara, em Setembro de 1606, próximo da fortaleza de São Julião da Barra, no estuário do Tejo).

Finalmente, o terceiro núcleo (“Os Inventores do Futuro”), com a projecção de um filme a propósito das grandes opções a adoptar para preservar este património.

Tinha capacidade máxima para cerca de 18 000 visitantes diários.

Referências bibliográficas
– “Guia Oficial da EXPO’98”
http://www.parquedasnacoes.pt/pt/expo98/default.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Expo_98
http://www.civilium.net/infocil/expo98.shtml
http://www.bie-paris.org/

Entry filed under: Expo-98.

EXPO’98 – Memórias (X) EXPO’98 – Debate sobre os custos e financiamento – 02.11.1993 (III)

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2008
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.