Archive for 1 Maio, 2008
Zenit St.-Petersburg e Glasgow Rangers na Final da Taça UEFA
De forma surpreendente, Zenit St.-Petersburg e Glasgow Rangers apuraram-se hoje para a Final da Taça UEFA – a disputar no próximo dia 14 de Maio, em Manchester – ao eliminarem, respectivamente, os favoritos Bayern e Fiorentina.
No caso da equipa russa, actual Campeã do seu país – embora se encontre, no campeonato deste ano, à 7ª jornada, apenas na 10ª posição -, após ter vencido concludentemente, na Alemanha, o Bayer Leversusen (4-1) nos 1/4 Final, voltou a aplicar a “chapa 4” ao poderoso Bayern (que, a nível interno, está a apenas 1 ponto de recuperar o título de Campeão alemão), já depois de ter empatado em Munique.
Em Florença, o nulo no marcador persistiu no final do tempo regulamentar, repetindo-se o resultado da primeira mão, com os escoceses a forçarem o prolongamento. Aí, mesmo submetido a uma situação de inferioridade numérica nos últimos 12 minutos, o Rangers manteve a equipa italiana “em respeito”, tendo ambos os conjuntos beneficiado de oportunidades para marcar. Porém, após 3 horas e meia de futebol sem um único golo, o desfecho da eliminatória apenas seria alcançado na conversão de pontapés da marca de grande penalidade.
Zenit St.-Petersburg – Bayern – 4-0 / 1-1 (5-1)
Fiorentina – Glasgow Rangers – 0-0 / 0-0 (0-0) – 2-4 g.p.
EXPO’98 (I)
Há 10 anos, Portugal acolheu e organizou um grande acontecimento cultural, científico, turístico e humano: uma festa para a qual foram convidados todos os povos.
No ano em que se comemorou o 5º centenário da descoberta do caminho marítimo para a Índia – uma expedição marcante no encontro de culturas, na comunicação entre os povos e na economia mundial da época, dando “novos mundos ao mundo” – a Exposição Mundial de Lisboa, EXPO’98, adoptando como tema central “Os Oceanos, Um Património para o Futuro”, assumia (em ligação com a declaração pela ONU do ano de 1998 como Ano Internacional dos Oceanos) a preservação desse património como uma responsabilidade colectiva perante as gerações futuras.

A partir de amanhã, diariamente, e ao longo das próximas semanas – até ao dia 22 de Maio, coincidindo com a data em que a expedição de Vasco da Gama fundeou em Calecute e, também, com a data que marca o 10º aniversário da inauguração da Exposição -, por aqui procurarei recuperar algumas memórias desse admirável evento, a organização que mais visitantes trouxe a Portugal.





