"Monumentos de Escrita"
16 Novembro, 2007 at 1:54 pm 1 comentário
“O Museu Grão Vasco apresenta ao público a exposição Monumentos de Escrita: 400 Anos da História da Sé e da Cidade de Viseu (1230-1639). Partindo do rico acervo documental do seu arquivo, o museu propôs-se cumprir a missão de conhecer, conservar, estudar e divulgar o património à sua guarda. Para a construção do projecto expositivo Monumentos de Escrita, escolheu como denominador comum a Sé e a cidade de Viseu, entre os séculos XIII e XVII.
A exposição é composta por dois programas narrativos, um dedicado à Memória da Escrita e outro à Escrita da Memória. O primeiro, explica como a escrita e os escritos evoluíram ao longo deste período cronológico, recorrendo a tecnologia multimédia que convida o público à experiência da interacção com os conteúdos apresentados (os materiais de escrita, as formas gráficas, os documentos e os livros, e os diferentes processos de validação).
Escrita da Memória explora a história da Sé e da cidade de Viseu, entrecruzando o exercício do poder concelhio e os aspectos relacionados com a formação e ocupação do espaço urbano (o paço do concelho, a muralha, as elites e a feira), com o protagonismo dos bispos e cónegos de Viseu no contexto religioso, cultural e político dos períodos medieval, renascentista e da contra-reforma.
A exposição inaugura a 17 de Novembro de 2007 e estará patente em Viseu até 17 de Fevereiro de 2008.”
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.
1 Comentário Add your own
Deixe um comentário
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed




1.
fernando a. | 14 Dezembro, 2007 às 7:36 pm
foi a melhor exposição quevi Parabens. é pena não poder vir a Coimbra, pelo menos a parte informatizada,