CAMPEONATO DO MUNDO DE HÓQUEI EM PATINS – 1/4 FINAL
21 Junho, 2007 at 8:43 pm Deixe um comentário
1/4 FINAL
Espanha – Angola – 8-0
Itália – França – 3-1
Portugal – Suíça – 2-2 (2-3 a.p.)
Argentina – Brasil – 2-1
Nas 1/2 Finais da prova, a disputar amanhã, a Espanha defrontará a Itália, enquanto a Suíça jogará com a Argentina.
Após 37 edições em que Portugal sempre marcara presença nos lugares de honra (4 primeiros), ao averbar a primeira derrota da sua história frente à Suíça em jogos do Campeonato do Mundo (depois de um empate, em 1939, e de 23 vitórias consecutivas), a equipa portuguesa regista hoje a mais infeliz página da sua longa e gloriosa história, não lhe restando mais que a disputa do 5º lugar.
Algo que, nas últimas décadas (desde 1970), ocorrera já com as outras “grandes potências” da modalidade: com a Espanha (em 1991); com a Argentina (em 1990); e com a Itália (em 1995, 1991, 1982, 1980, 1978, 1976, 1974 e 1972).
Na partida de hoje, Portugal rapidamente chegou ao 2-0 (ainda antes dos 10 minutos), não tendo depois conseguido manter o ritmo; a Suíça, equilibrando o jogo, reduziu para 1-2 cerca dos 15 minutos. Na segunda parte, a equipa da casa, empolgada com a forma como o encontro estava a decorrer, conseguiria mesmo chegar ao golo do empate. A partir daí, a equipa portuguesa intranquilizou-se, situação bem patente no prolongamento, com a Suíça mais confiante, em que um “golo de ouro” provocou a grande surpresa deste Mundial.
Portugal apresentou-se com uma equipa jovem, num processo de renovação porventura algo prematuro, notoriamente sem capacidade para competir com os grandes colossos mundiais: a favorita Espanha, a Argentina e, eventualmente em menor escala (também em fase de renovação), a Itália. Assim arredado do pódio (parece-me que dificilmente Portugal poderia almejar melhor que o 4º lugar), resta à equipa portuguesa defender o seu brio, procurando minimizar o desastre.
Apuramento 9º ao 16º lugar
Alemanha – Holanda – 6-4
Chile – Colômbia – 3-2
EUA – Andorra – 1-4
Inglaterra – Moçambique – 1-2
Entry filed under: Desporto. Tags: Hóquei Patins.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed