A CAIXA QUE MUDOU O MUNDO – 50 ANOS EM PORTUGAL (XIII)
21 Fevereiro, 2007 at 8:32 am Deixe um comentário
1978 é também o ano de estreia de “Uma Casa na Pradaria” e de “Os Cinco“.
E, noutro segmento, do humor do “Planeta dos Homens“, revelando em Portugal a grande estrela Jô Soares.
Em Outubro, é conferida autonomia total ao “2º canal”, que passava a competir directamente com o “1º canal”, tendo ficado famoso o telejornal do 2º programa, caracterizado por um elevado nível de qualidade, com a apresentação de António Santos ou Joaquim Furtado, entre outros.
A 16 de Dezembro de 1978, desde as 10 horas da manhã (e até às 3 horas da madrugada do dia seguinte), a RTP apresenta uma emissão contínua especial, dedicada à “Operação Pirâmide”, numa ideia de Raul Solnado e Fialho Gouveia, com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa, visando apelar à solidariedade dos portugueses. O resultado excederia as mais optimistas expectativas.
No ano de 1979, a RTP produz a sua primeira longa-metragem, “Bárbara”, de Alfredo Tropa.
É também o ano da transferência de serviços para as novas instalações, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa.
A 1 de Junho, o Governo autoriza as emissões de televisão a cores, a inaugurar em Março de 1980 (em termos de emissões regulares), sendo, pouco depois, definida a opção pelo sistema PAL (em detrimento do SECAM).
Na “rentrée” de 1979, a RTP alarga a sua equipa de locutores, na sequência de concurso público, surgindo novas caras da televisão: Judite de Sousa, Diana Andringa, Manuela Moura Guedes, Isabel Bahía, Helena Ramos e Fátima Medina, entre outros nomes.
Por imposição da Eurovisão, a edição dos Jogos Sem Fronteiras realizada em Cascais a 5 de Setembro de 1979, com apresentação de Fialho Gouveia e Eládio Clímaco, marcaria efectivamente o primeiro programa transmitido a cores.
1979 é ainda o ano que assinala o início da transmissão regular de jogos de futebol do Campeonato Nacional da I Divisão.
Entry filed under: Media e Comunicação.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed