5 DIAS, 5 LIVROS (I) – "O AFINADOR DE PIANOS"
4 Setembro, 2006 at 8:36 am Deixe um comentário
Daniel Mason, jovem autor estado-unidense, atingiu o “estatuto” de escritor reputado a nível internacional logo com a sua excelente primeira obra, “O Afinador de Pianos”, publicada em 2000, apenas com 23 anos.
Natural da Califórnia, Daniel Mason começou por estudar Arqueologia, com uma visita às ruínas Maias, nas Honduras; aí surgiria outro interesse, o do estudo das doenças infecciosas, em particular, da malária. Formar-se-ia em Biologia, na Universidade de Harvard.
“O Afinador de Pianos” nasce das suas estadias na Tailândia e na Birmânia (actual Myanmar), para estudar a malária.
Em “O Afinador de Pianos”, cuja acção se desenvolve na Birmânia, no final do século XIX, o Ministério da Guerra britânico requisita os serviços de Edgar Drake, para afinação de um piano Erard, um “capricho” do excêntrico major médico Anthony Carrol, que recorre à música e à medicina como via diplomática e forma de pacificação da região, na então colónia inglesa.
Depois de uma longa viagem, percorrendo quase “meio mundo” e de uma penosa deslocação pelos confins da selva birmanesa, o afinador de pianos, acabando por se envolver com os exóticos encantos naturais da Birmânia, pela atracção pelo carisma do próprio médico e também seduzido pela fascinante e enigmática beleza de Khin Myo, vai-se – num processo de introspecção e de viagem pelo seu próprio eu “interior” – gradualmente desligando do seu país, da sua casa, e da amada esposa, tornando-se cada vez mais difícil o regresso a casa.
Com uma trama excelentemente construída, compreendendo minuciosas e exuberantes descrições da luxuriante paisagem da região, esta obra, recuperando uma tradição de enciclopedismo literário, aliada ao romance “histórico”, leva-nos a reflectir sobre a violência do processo de colonização e sobre o choque de civilizações e culturas.
Entry filed under: Livro do mês.




Subscribe to the comments via RSS Feed