BLOGOSFERA EM 2005 (XIII)
18 Fevereiro, 2006 at 10:43 am Deixe um comentário
Ainda em Maio, surgem na blogosfera movimentos visando um efectivo papel impulsionador do debate e reflexão sobre o referendo ao Tratado Constitucional Europeu, raramente vistos para além da fronteira dos blogues.
Primeiro, a 18 de Maio, foi Pacheco Pereira a criar um blogue em defesa do “Não”: “Sítio do Não”; seguiram-se nos dias imediatos “O Sítio do Sim” e a “Comunidade de Blogs pelo Sim” e ainda uma página de Marcelo Rebelo de Sousa (“É Sim” – “É sim nasce hoje para permitir colocar ao alcance dos internautas documentação importante sobre a Europa, a sua integração e, em especial, o Tratado da Constituição Europeia”).
Paulo Querido lançaria também o “Sim à Europa“, “Um blogue para agregar todos os que acham que vale a pena adoptar uma Constituição Europeia independentemente dos muitos argumentos a favor e contra. E também os que não acham. A favor do debate”.
… Debate que viria contudo a ser suspenso, na sequência dos votos “Não” nos referendos francês e holandês, que levaram a uma pausa no processo de ratificação do Tratado.
A 20 de Maio, Pedro Mexia escrevia, no “Diário de Notícias”, artigo tendo por mote a passagem do “Publico online” ao regime de acesso pago, sobre o tema “Acesso pago e blogosfera” , concluindo que «Menosprezar o mundo dos blogues é, como se sabe, um erro comum. O acesso pago aos jornais é provavelmente outro».
No dia seguinte, realizava-se em Beja o Encontro “Blogs na Planície“, com exposição de fotografia (“Bit Afectos”, com trabalhos de Nikonman (Praça da República) e Ognid (Catedral) e apresentação do livro “Mil e uma pequenas histórias”, de Luís Ene, com a presença do autor e do editor Paulo Querido.
Entry filed under: "Blogosfera" em 2005.
Subscribe to the comments via RSS Feed