BLOGOSFERA EM 2005 (IV)

9 Fevereiro, 2006 at 8:42 am Deixe um comentário

O mesmo jornal passava também em revista os blogues dos candidatos (em artigo de Pedro Correia):

Os “queridos diários” dos políticos

“Já não bastam os comícios, os cartazes, os jantares e as bandeiras. Os políticos portugueses usam agora a Internet para comunicar directamente com os eleitores. Em tempo de campanha, todos os argumentos valem. E nenhum é mais actual do que um blogue. Os líderes dos quatro principais partidos começaram a escrever os respectivos diários na Internet. É num tom coloquial, às vezes intimista, que se dirigem ao “vasto público” ligado à rede. Santana Lopes, José Sócrates, Jerónimo de Sousa e Paulo Portas têm, desde meados de Janeiro, blogues personalizados. À disposição de qualquer (e)leitor que navegue na Internet. Uma versão actualizada dos clássicos diários de outros tempos, aproveitados para reflexões de todo o género.

Pedro Santana Lopes tem usado este espaço para transmitir as “sensações” que vai vivendo. Ontem referia-se assim ao encontro que manteve com militantes sociais-democratas em Portalegre. “Segundo muitos dos presentes, aquele foi o maior jantar de sempre do PPD/PSD, com mais de 1800 pessoas que, apesar de estar muito frio e ser terça-feira, não quiseram deixar de estar presentes.”

No seu blogue (pedrosantanalopes.blogs.sapo.pt), Santana anota várias “mensagens de apoio” já recebidas. Há até quem troque a prosa pelo verso “Estaremos lá todos dia vinte/como nos apela Santana/quem sabe de laranja se pinte/o que é uma cor bem bacana.”

José Sócrates não lhe fica atrás. No seu blogue pessoal (josesocrates.blogs.sapo.pt) o secretário-geral socialista escreveu terça à noite sobre a entrevista concedida pouco antes à RTP “Para além do esclarecimento inicial, que se impunha, dada a campanha de torpes insinuações a que o líder do PSD se dedicou nos últimos dias, houve tempo para abordar questões relacionadas com a economia, ainda que (…) me fique sempre a sensação de que tudo foi abordado um pouco pela rama.”

Santana fala da gripe, Sócrates menciona os recentes contactos com líderes europeus. No seu blogue (pauloportas.blogs.sapo.pt), o presidente do CDS-PP é mais impessoal, optando por notas propagandísticas. Como esta “O CDS demonstrou no Governo ser sério e profissional a resolver problemas.” Também Jerónimo prefere a propaganda. No blogue (jeronimodesousa.blos.sapo.pt), o secretário-geral do PCP evita o tom confessional: a política tem prioridade. Ontem assinalava que nas questões decisivas “pouco ou nada separa o PS da direita”.

Outros políticos, como António José Seguro (PS) ou Nuno Morais Sarmento (PSD), também aderiram à blogosfera. Com notas de campanha de qualidade desigual. Seguro, cabeça-de lista por Braga, regista “Acabei de regressar de um jantar com a população do concelho de Cabeceiras de Basto. O restaurante tornou-se pequeno para os mais de 600 participantes.” Sarmento, cabeça-de-lista por Castelo Branco, vai descobrindo as belezas do distrito: “Rica em carvalhais mistos, a Serra da Gardunha é o único local onde existe a planta Asphodelus bento-rainhae.””

Entry filed under: "Blogosfera" em 2005.

SORTEIO EUROPEU SUB-21 MUNDIAL 2006 (LXXIII) – 1978

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2006
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: