BLOGOSFERA EM 2005 (III)
8 Fevereiro, 2006 at 8:50 am Deixe um comentário
A 25 e 26 de Janeiro, o Blogue de Esquerda passa por uma “crise”, com o abandono de Luís Rainha, que, contudo, regressaria algum tempo depois. Também Paulo Gorjão anunciara, a 27, o final do Bloguitica, no que, contudo se viria a traduzir apenas numa curta pausa.
Ainda no mês de Janeiro, João Canavilhas publicava o interessante estudo: “Blogues políticos em Portugal: O dispositivo criou novos actores?“, que seria referido no Diário de Notícias (artigo de Martim Silva):
“Blogs podem ser mass media
“A massificação dos computadores e dos PDA (computadores de bolso) com ligação à internet provocará um efeito semelhante ao que se verificou com os restantes meios de comunicação de massa, com a consequente projecção dos blogues para um patamar de visibilidade semelhante ao que registam actualmente os informativos dos media tradicionais”. No entanto, e pelo menos por agora, “os blogues ainda não geram novos actores” políticos.
A conclusão é do estudo “Blogues políticos em Portugal o dispositivo criou novos actores?”, da autoria de João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior, ele próprio um membro activo da blogosfera, dado fazer parte do Blog dos Marretas (marretas.blogspot.com). No ensaio, Canavilhas lembra que “num curto espaço de tempo”, dado terem aparecido apenas em 1999, os blogues tornaram-se “um importante dispositivo de comunicação”, existindo actualmente registados em Portugal mais de 90 mil (de um universo de mais de cinco milhões registados neste media em expansão). Politicamente, o estudo realça “a chegada de Pacheco Pereira [www.abrupto.blogspot.com] como um momento importante no crescimento da blogosfera portuguesa”. Isto por ter conseguido “atrair a atenção dos media tradicionais” para este fenómeno, nomeadamente com a publicação de reportagens nos jornais e revistas. Sendo a blogosfera “um espaço de discussão ímpar” e mesmo uma “nova Ágora”, é curioso registar que “os blogs que abordam questões políticas não têm parado de crescer”. E, nesse campo, “um dos assuntos que marca a blogosfera desde o início é a discussão política entre direita e esquerda”. Actualmente, há blogs como o de Pacheco Pereira e o Barnabé (barnabe.weblog.com.pt), realça Canavilhas, “que chegam a ter cinco mil visitas diárias”. Este meio “funciona como um espelho da sociedade”, em que “qualquer convulsão ou acontecimento tem efeito imediato. O autor lembra que no caso das recentes eleições americanas, os blogues dos candidatos chegaram a atingir as 30 mil visitar por dia.”
Entry filed under: "Blogosfera" em 2005.
Subscribe to the comments via RSS Feed