O PULSAR DOS DIÁRIOS VIRTUAIS EM PORTUGAL (IX)

9 Novembro, 2005 at 1:58 pm Deixe um comentário

7. O FERVILHAR DA “BLOGOSFERA” – 2003/2005

7.1. O pulsar dos diários virtuais

Na passagem do ano de 2002 para 2003, surgem dois novos blogues: a Íntima Fracção [31] (em 30.12.2002), de Francisco Amaral, para «contar tudo o quiserem e tudo o que eu quiser – fraccionadamente e na intimidade do ciberespaço», sobre o histórico programa de rádio com o mesmo nome; e, a 1 de Janeiro de 2003, o Blog de Esquerda [32], de José Mário Silva (editor-adjunto do “DNA”) e Manuel Deniz Silva.

Ainda em Janeiro de 2003, Pedro Fonseca disponibilizara já uma lista de weblogs portugueses (Blogs em Pt) [33], ascendendo na sua primeira versão a 174. Surgiriam depois outros apontadores, entre os quais o Bloco-Notas [34] (que, em Novembro de 2003, referenciava já 2 724 blogues), o Blogues no Sapo [35], Blogo no Sapo [36], o Weblog.com.pt [37] (primeira plataforma portuguesa de blogues, criada em 10 de Junho de 2003) e, por fim (a 4 de Novembro de 2003), o Blogs.sapo.pt [38].

A 23 de Fevereiro de 2003 tinha início o Blogue dos Marretas [39], um dos blogues de maior sucesso da blogosfera, que reuniu ao “Statler” (Nuno Jerónimo) e “Waldorf” (João Canavilhas), o “Animal” (Jorge Bacelar), docentes na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, respectivamente de Sociologia, Comunicação e Design, apresentando uma visão da actualidade sob o prisma da ironia e do humor.

No dia 25 de Abril nascia o Gato Fedorento [40], blogue de humor, mantido por Ricardo Araújo Pereira, Zé Diogo Quintela, Miguel Góis e Tiago Dores (que integram a equipa das “Produções Fictícias”) – «um blog com opiniões, nenhuma das quais devidamente fundamentada».
__________________________
31 Íntima Fracção – http://intima.blogspot.com
32 Blog de Esquerda – http://blog-de-esquerda.blogspot.com
33 Blogs em Pt – http://blogsempt.blogspot.com
34 Bloco-Notas – http://bloconotas.blogspot.com
35 Blogues no Sapo – http://blogues.no.sapo.pt
36 Blogo no Sapo – http://blogo.no.sapo.pt
37 Weblog.com.pt – http://weblog.com.pt
38 Blogs.sapo.pt – http://blogs.sapo.pt
39 Blogue dos Marretas – http://marretas.blogspot.com
40 Gato Fedorento – http://gatofedorento.blogspot.com

Entry filed under: Pulsar dos Diários Virtuais.

BLOGUES – DEBATE NO CLUBE DE JORNALISTAS MUNDIAL 2006 (XXXIV) – 1962

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2005
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @Miguel_LPereira: Foi o mais talentoso futebolista português da sua geração. Personificou a bondade e humildade de um futebol a entrar n… 3 hours ago
  • RT @vasco_mendonca: Toda a gente precisa de ouvir este enorme tributo do Pedro Ribeiro ao ainda maior Fernando Chalana. Tudo dito. https://… 3 hours ago
  • RT @atadeia: Muita coisa já devia ter sido feita para acelerar processos, mas o problema da justiça não é exclusivo do futebol e seria irre… 4 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: