MUNDIAL 2006 (XXXIV) – 1962
9 Novembro, 2005 at 6:04 pm Deixe um comentário
Mesmo sem poder contar com Pelé, lesionado logo no jogo de abertura com o México, o Brasil, conduzido por Garrincha e Zagallo, acabaria por se impor com naturalidade: depois de vencer o seu grupo, à frente da Checoslováquia, eliminaria nos ¼ final a Inglaterra, para se impor ao país organizador, o Chile, nas ½ finais. Na final, teria de defrontar novamente… a Checoslováquia, que venceu por 3-1, com golos de Amarildo, Zito e Vavá.
O jogo entre o Chile e a Itália (no qual, os chilenos, vencendo por 2-0, eliminariam a Itália) degeneraria numa triste “batalha campal”. Uruguai, Argentina (suplantada pela Hungria e Inglaterra) e Espanha (última no Grupo em que foram apurados os países que atingiriam a Final da prova) seriam também eliminados na fase de grupos, não atingindo sequer os ¼ final.
Um jogo histórico foi também o URSS-Colômbia que, a meia hora do fim, a URSS vencia por 4-1, mas em que, em apenas 9 minutos, os colombianos conseguiriam alcançar o 4-4… apesar do guarda-redes soviético ser o lendário Lev Yashin, que viria a ser consagrado como o melhor guarda-redes de sempre dos Mundiais.
A vitória do Chile sobre a URSS (que vencera o seu Grupo, eliminando o Uruguai), que permitiu à equipa da casa o acesso às ½ finais, provocaria uma imensa manifestação de júbilo popular. O Chile não conseguiria contudo deter a carreira vitoriosa do Brasil; a consolação viria no jogo de disputa do 3º e 4º lugares, com a vitória por 1-0 sobre a Jugoslávia.
Esta prova fica marcada pelo golo mais rápido de sempre da história das Fases Finais de Campeonatos do Mundo: o checoslovaco Vaclav Masek marcaria golo ao mexicano Carbajal iam decorridos apenas 15 segundos de jogo! (Não obstante, seria o México a vencer a partida…). Em 1982, o inglês Bryan Robson demorou apenas 27 segundos para marcar o primeiro golo à França; em 1978, o francês Bernard Lacombe marcara à Itália ao fim de 37 segundos.
Mas foi nas fases de qualificação que seria marcado o golo mais rápido de sempre dos Mundiais de Futebol: em 1993, Davide Gualtieri, de S. Marino, em apenas 9 segundos de jogo, chegou ao golo contra a Inglaterra!
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed