Uma lista de 50 filmes que os jovens (até aos 14 anos) “deveriam ver”:
1. Spirited Away (2001)
2. The Wizard of Oz (1939)
3. Les Quatre Cents Coups (1959)
4. The Night of the Hunter (1955)
5. Where is My Friend’s House? (1987)
6. Show Me Love (1998)
7. Toy Story (1995)
8. E.T. the Extra-Terrestrial (1982)
9. Bicycle Thieves (1948)
10. Kes (1969)
Situada no alto de um monte, a mais de 760 metros de altitude, numa região granítica, Sortelha (Sabugal, Guarda) é uma das aldeias medievais mais antigas do país, com as suas ruas e vielas típicas, com vista imponente para o impressionante vale da Cova da Beira e a solicitar uma caminhada pela Reserva Natural da Serra da Malcata.
Para além das características muralhas com enormes penedos dispostos circularmente, rodeando a vila, e da entrada por uma porta gótica do século XIV, a visitar ainda a Igreja de N. Sra. das Neves, o Pelourinho, o Castelo (classificado como Monumento Nacional) e a torre de menagem, os túmulos romanos e a Capela de S. Tiago.
Porque a blogosfera se constrói em torno de “elos”, temos agora à disposição o TalkDigger, um motor de busca que escrutina milhões de “blogues” em todo o mundo, pesquisando “quem fala de nós”, interrogando simultaneamente: Technorati, Bloglines, IceRocket e Blogpulse.
Pelos microfones da histórica “Emissora Nacional” (e da sua sucessora, actual “Antena 1”) passaram grandes vozes, de várias gerações, de que são apenas exemplo (entre muitas outras que não me vêm agora à memória):
Maria Leonor, Fernando Pessa, Jorge Alves, Pedro Moutinho, Artur Agostinho, Etelvina Lopes de Almeida, Amadeu José de Freitas, Domingos Lança Moreira, Rui Romano, Nuno Brás, Luís Filipe Costa, Matos Maia, Carlos Cruz, Romeu Correia, Costa Martins, Fernando Correia, Francisco Amaral, Francisco Sena Santos, Adelino Gomes e António Macedo.
1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.
Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.
2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.
Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.