O Pulsar do Campeonato – 20ª Jornada

26 Fevereiro, 2023 at 11:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 23.02.2023)

Concluído o segundo terço do campeonato, o U. Tomar – há oito jornadas consecutivas na liderança, desde o mês de Dezembro, totalizando já onze rondas no comando – alcançou a maior vantagem de que, até agora, dispôs. Não obstante, uma “magra” margem de quatro pontos, atendendo às dificuldades que terá ainda de enfrentar até final, incluindo visitas ao reduto dos 2.º e 3.º classificados (Fazendense e Amiense – a que se somam só outras duas saídas, a Benavente e Salvaterra), e a recepção aos clubes posicionados no 4.º e 5.º lugar (Alcanenense e Mação).

Destaques – O desafio de maior cartaz da jornada 20 colocava frente-a-frente o Samora Correia e o Fazendense – os outros dois guias da prova, nesta temporada, respectivamente durante três e cinco semanas –, que vinham de trajectórias diametralmente opostas (os samorenses com quatro desaires sucessivos; a turma das Fazendas com uma série de quatro triunfos), mas que encontraram, neste jogo, um “ponto de equilíbrio”, fixando-se uma igualdade a duas bolas no final da partida, depois de os visitados terem mesmo chegado ao intervalo em vantagem, por 2-1.

O U. Tomar, com desempenho muito seguro, superou mais um obstáculo na sua caminhada, tendo ido ganhar a Alpiarça, frente a uma aguerrida equipa do Águias, por 3-1. Os unionistas cedo se colocaram em vantagem, antes dos dez minutos, que geriram até ao intervalo. Na segunda metade, outra vez dez minutos decorridos, ampliariam para 2-0. Os visitados, nunca “virando a cara à luta” – valorizando o êxito do adversário –, tendo ameaçado um par de vezes, reduziriam para a diferença mínima, mas com os nabantinos a confirmar o triunfo à entrada do quarto de hora final.

Praticamente “sem se se dar por ele”, o Amiense prossegue o seu excelente percurso nesta edição do Distrital, tendo ido vencer a um difícil terreno como é o do Benavente, face ao penúltimo classificado, uma posição que, contudo, não faz jus às exibições dos benaventenses. Bastou, para tal, um solitário tento, com o grupo dos Amiais de Baixo a conseguir extrair a maior eficácia dos golos marcados (43 pontos somados, mercê de apenas 32 golos), tendo averbado o sexto triunfo em terreno alheio, em onze jogos (registo só superado pelas oito vitórias dos tomarenses).

Em evidência esteve igualmente o At. Ouriense, ganhando no Cartaxo por 2-1 (oitava derrota dos cartaxeiros nos últimos nove jogos), após operar reviravolta no marcador, colocando-se, com forte probabilidade, a salvo de maiores imprevistos, para o que resta do campeonato, partilhando agora o 8.º posto com o Fátima – ambos um ponto atrás do Salvaterrense, conjunto também a atravessar fase muito positiva –, projectando-se que este trio possa vir a animar (juntamente com algumas equipas actualmente posicionadas mais abaixo) uma interessante disputa a meio da tabela.

Surpresa – A surpresa da ronda registou-se em Torres Novas, onde o Salvaterrense conseguiu uma robusta desforra do desaire sofrido no seu terreno na primeira volta frente aos torrejanos. Num desafio entre duas formações que, em termos globais, vêm realizando boas campanhas – eram, à entrada para este jogo, respectivamente 7.º e 8.º classificados –, os visitados não poderiam desejar melhor do que marcar logo no primeiro minuto. Porém, o Salvaterrense empataria à meia hora, vindo mesmo a colocar-se em vantagem aos 75 minutos. Com o adversário reduzido a dez elementos, o “placard” avolumar-se-ia, nos derradeiros dez minutos, para um imprevisível 1-5!

Confirmações – Nas restantes três partidas os resultados apurados seriam, de alguma forma, expectáveis. Começando pela natural vitória, com goleada (4-1), do Alcanenense sobre o “lanterna vermelha”, Entroncamento – tendo mesmo chegado aos 4-0, só concedendo o “ponto de honra” dos visitantes já à entrada dos últimos cinco minutos.

Abrantes e Benfica e Mação não desfizeram o nulo, num embate que, noutras circunstâncias, seria um dos jogos de principal cartel do campeonato. Os maçaenses continuam a partilhar a 5.ª posição com o Samora Correia, agora já a oito pontos do Alcanenense (4.º), e com avanço de cinco pontos face ao Salvaterrense; por seu lado, os abrantinos ocupam o 13.º posto, a quatro pontos do Águias de Alpiarça (12.º)… mas, apenas, um ponto a mais que o Cartaxo, e dois sobre o Benavente.

Num jogo em estreia entre os dois clubes, o Fátima – num ciclo muito favorável, tendo alcançado o sexto triunfo nas oito rondas mais recentes (só U. Tomar e Amiense fizeram melhor, nesse período) – superiorizou-se a um intranquilo Ferreira do Zêzere, ganhando por 3-2, apesar de os ferreirenses terem chegado a dispor de vantagem de 2-1… durante dois minutos.

Num total de quinze pontos em disputa na segunda volta, o Ferreira do Zêzere obteve um único ponto (empate caseiro com o Salvaterrense), sendo que, em todas essas cinco jornadas, sofreu sempre três golos por jogo (!), o que justifica uma acentuada queda na classificação, tendo baixado agora ao 11.º lugar, com uma vantagem de apenas cinco pontos face ao Abrantes e Benfica.

II Divisão Distrital – Moçarriense (5-1 ao Rebocho), Espinheirense (1-0, fora, com o Benfica do Ribatejo) e Marinhais (2-1 ao At. Pernes) cumpriram o seu papel, enquanto o Forense folgou. No “derby” Paço dos Negros-U. Almeirim, o nulo no marcador pode ter sido comprometedor para as aspirações dos almeirinenses, a oito pontos do Marinhais (mesmo que com um jogo a menos).

O Riachense bateu, com dificuldade, a U. Atalaiense, por 4-3, aproximando-se – tal como, na outra série, o Moçarriense – da garantia de apuramento (dez pontos de avanço sobre o 4.º classificado, Caxarias, não obstante ter um jogo a mais). O Tramagal goleou (4-0), com naturalidade, o Ortiga, e beneficiou do imprevisto desaire do Vasco da Gama no Pego, mas com os pegachos ainda em situação pouco promissora (atraso de quatro pontos, com mais um jogo).

Campeonato de Portugal – O U. Santarém confirmou o seu favoritismo, derrotando o Loures por 3-0. Quanto ao Coruchense, voltou a pontuar, tendo empatado a zero em Arronches, um desfecho que, mais adiante, se poderá aquilatar se terá ou não ficado aquém das necessidades.

Por agora os escalabitanos repartem o 4.º lugar com o B. C. Branco, a dois pontos do vice-líder, Pêro Pinheiro (e, também, do Marinhense), com o 1.º Dezembro na frente, a cinco pontos. Já a turma do Sorraia subsiste abaixo da “linha de água”, na 9.ª posição, dois pontos atrás de Sertanense e Mortágua (este ainda sem “folgar”, o que sucederá na jornada em que deveria defrontar o Rio Maior). Mas o União da Serra (10.º) está somente um ponto atrás.

Antevisão – O jogo grande da próxima ronda será o U. Tomar-Alcanenense, que poderá eventualmente reduzir o número de candidatos ao título, ou, ao invés, deixar tudo ainda “mais embrulhado”. O Fazendense, recebendo o Águias de Alpiarça, é favorito a somar os três pontos; por seu lado, o Amiense, mesmo jogando em casa, com o Fátima, enfrenta mais um sério teste.

Na II Divisão, o Moçarriense tem uma saída de alguma dificuldade, ao Porto Alto. O U. Almeirim-Marinhais poderá ser uma espécie de “tudo ou nada” para os almeirinenses. Mais a Norte, as atenções estarão centradas no Vasco da Gama-Tramagal, actuais 3.º e 2.º classificados, respectivamente, com o Caxarias (também com deslocação difícil, ao Vilarense) na “expectativa”.

No Campeonato de Portugal o U. Santarém, deslocando-se ao terreno do agora último (13.º) classificado, Alcains, terá uma boa oportunidade de voltar a ganhar; bem mais difícil se afigura a tarefa do Coruchense, que viaja até Pêro Pinheiro, para defrontar um dos actuais vice-líderes.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 23 de Fevereiro de 2023)

Entry filed under: Tomar.

Liga Conferência Europa – Sorteio dos 1/8 de Final O Pulsar do Campeonato – 21ª Jornada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2023
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @PortuGoal1: FT Luxembourg 0-6 Portugal. Much improved performance compared to Liechtenstein match. First 20 minutes & last 20 minutes e… 6 hours ago
  • RT @lachainelequipe: 6-0 : c'est une large victoire au Luxembourg pour le Portugal, qui a inscrit dix buts en deux matches pour les débuts… 6 hours ago
  • @Pinilla84 No meu tempo eram "pêra-doce"... 6 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: