O Pulsar do Campeonato – 1ª Jornada

24 Setembro, 2017 at 11:05 am Deixe um comentário

Pulsar-01

(“O Templário”, 21.09.2017)

No arranque do Campeonato Distrital da I Divisão da Associação de Futebol de Santarém, os principais candidatos ao título (atendendo ao respectivo histórico, por um lado, e, principalmente, à forma como se reforçaram durante a pré-temporada) – União de Tomar, Mação e U. Almeirim – começaram por confirmar o seu favoritismo, sendo de anotar como excepção o caso do Samora Correia, que não foi além do empate na recepção ao Fazendense.

Destaques – O destaque maior desta jornada inaugural vai para a forma categórica como o Mação se impôs frente a uma equipa com pergaminhos e, também, com aspirações a um bom desempenho nesta época, goleando por 4-0 o At. Ouriense. Uma verdadeira entrada “de leão” por parte dos maçaenses, a afirmar “alto e bom som” ao que vêm…

Também o Amiense – curiosamente, naquele que foi o jogo de despedida do seu treinador, que aceitou novo desafio, numa aliciante experiência internacional, ao nível da formação – obteve idêntica marca, mas, neste caso, numa partida entre dois contendores teoricamente mais desnivelados, tendo batido a recém-promovida formação da U. Abrantina.

Confirmações – Embora de forma menos assertiva, outros dois concorrentes que se perfilam para a disputa dos lugares de topo, União de Tomar e União de Almeirim, venceram, por coincidência, por igual marca: 3-1.

Quanto aos tomarenses, recebendo a visita do vizinho conjunto de Ferreira do Zêzere (outro clube promovido do escalão secundário, regressando ao campeonato principal nove anos depois da sua última participação anterior – esta temporada reforçado, nomeadamente com alguns jogadores que militavam na turma unionista no ano anterior, com saliência para os casos do guardião Telmo Rodrigues e de Tiago Vieira, com a particularidade de este ter encontrado, no lado contrário, os seus dois irmãos, Fábio e David Vieira), confirmaram o histórico dos embates entre os dois grupos, tendo obtido a sua sétima vitória em outros tantos jogos que disputaram para o campeonato, precisamente com uma média de três golos marcados por jogo.

Pese embora a rivalidade sempre existente, talvez não se esperasse porventura que os ferreirenses – com outras aspirações, necessariamente mais limitadas –, mesmo sem fazer exibição especialmente notável, tivessem oferecido importante resistência, mantendo tangencial desvantagem (1-2), e consequente incerteza no desfecho, até relativamente próximo do final.

Em Almeirim, o União local venceu também outro recém-promovido, o Moçarriense, precisamente o categórico Campeão Distrital da II Divisão da época anterior, pelos mesmos números, que não deixam de espelhar relativa tranquilidade.

No “derby” do município torrejano, confirmaram-se também as expectativas, com triunfo do Torres Novas sobre um, esta temporada, teoricamente menos ambicioso Riachense, pese embora pela diferença mínima, de 2-1.

Surpresas – A principal surpresa da ronda terá sido a vitória obtida pelo Cartaxo na deslocação à Ribeira de Santarém, ganhando, também por 2-1, aos Empregados do Comércio, num confronto entre as duas equipas que, na época passada, ficaram à beira da despromoção, imediatamente acima da “linha de água”, que visarão, este ano, evitar repetir tais aflições.

Menos surpreendente, foi o empate caseiro (1-1) cedido pelo candidato Samora Correia na recepção ao Fazendense, num confronto entre duas das principais formações do sul do Distrito, que, para já, começa por atrasar os samorenses em relação aos mais directos concorrentes, mas numa fase em que, obviamente, haverá ainda mais que tempo para recuperar…

Campeonato de Portugal – Já na sua 4.ª jornada desta prova de índole nacional, este ano com novo formato, com os 80 clubes concorrentes repartidos em cinco séries de 16 equipas cada, em que, em cada uma delas, os seis últimos classificados serão despromovidos aos Distritais, o destaque maior, pela negativa, vai para o Fátima, actual “lanterna vermelha”, com um único ponto somado, batido no seu reduto pelo Caldas, por 0-1.

Os outros dois representantes do Distrito tiveram comportamentos distintos: o Coruchense ganhou por 3-1 ao Praiense, tendo ascendido a um positivo 5.º lugar, porém, por agora, apenas três pontos acima da “linha de água”; por seu lado, o Alcanenense, foi batido nos Açores (ilha da Graciosa) pelo Guadalupe, perdendo por 1-2, baixando assim ao 7.º posto, apenas um ponto abaixo da turma do Sorraia.

Antevisão – Na próxima ronda do Distrital da I Divisão, os desafios de maior cartaz serão o At. Ouriense-U. Tomar e o Cartaxo-U. Almeirim, com os visitantes a enfrentar primeiros sérios testes às suas capacidades. O mesmo sucederá com o Samora Correia na deslocação a Riachos, duas equipas a pretender rectificar os resultados menos positivos da estreia no campeonato.

O Mação perfila-se como favorito na visita a Abrantes, para defrontar a U. Abrantina, mas a rivalidade entre os dois emblemas poderá fazer com que os “donos da casa” se superem e possam, eventualmente, provocar alguma surpresa. Também o Amiense terá uma saída a campo tradicionalmente difícil, viajando até à Moçarria.

O Nacional estará em pausa, para disputa da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, com o contingente representante do Distrito reduzido já, somente, a dois clubes: Fátima (que eliminou, na ronda prévia, o Mação, clube vencedor da Taça do Ribatejo, e que, entretanto, conquistou também já a Supertaça Distrital), que terá a visita do Eléctrico de Ponte de Sôr; e Coruchense, este beneficiando de “repescagem”, depois de ter perdido na eliminatória inicial (tal como sucedera com Alcanenense e Riachense), recebendo agora o Mondinense, de Mondim de Basto.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 21 de Setembro de 2017)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Liga Europa – 1ª Jornada – Resultados e Classificações Liga dos Campeões – 2ª Jornada (Basel – Benfica)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2017
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @2010MisterChip: Los equipos ingleses en la Champions League 2017-18: 10 victorias 3 empates 0 derrotas 40 goles a favor 8 goles en cont… 1 hour ago
  • RT @fcancio: melhor intervencao d marcelo desde q foi eleito e das melhores d um pr d q m lembro. tirando o inicio q m pareceu um pouco for… 2 hours ago
  • RT @Vega9000: Este discurso do Marcelo foi de antologia. Que carga de porrada monumental. 2 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: