O Pulsar do Campeonato – 5.ª jornada

18 Outubro, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 5

(“O Templário”, 15.10.2015)

Demorou cinco jornadas a ascensão do favorito Fátima à posição de guia isolado do campeonato distrital da I Divisão, na sequência de uma série de quatro triunfos sucessivos (ganhando no último fim-de-semana à U. Abrantina por 3-1, primeiro desafio em que ganha por margem não tangencial); apenas o Cartaxo – com um golo mesmo ao “cair do pano”, na ronda inaugural – tendo impedido o pleno de vitórias dos fatimenses.

Destaque – A principal nota de realce da jornada, num destaque infelizmente negativo para o União de Tomar, foi a expressão da vitória do Cartaxo (ocupando já o 2.º posto da tabela, posição que partilha agora com os Empregados do Comércio), goleando a formação nabantina pela pesada marca de 6-1.

Um resultado que, confirmando a superioridade evidenciada pelos visitados neste encontro – com um grupo ainda jovem, mas de boa qualidade –, é manifestamente excessivo, apenas explicável pelo muito oportuno aproveitamento das oportunidades proporcionadas pelos unionistas, com várias falhas comprometedoras, e que não estaria nas cogitações de ninguém, atendendo particularmente ao equilíbrio patenteado na meia hora inicial, com o nulo no marcador a ser quebrado já na aproximação aos 40 minutos de jogo.

No recomeço, o Cartaxo logo ampliou para 2-0, tendo os rubro-negros reagido então positivamente, reduzindo ainda para a margem mínima, de 1-2, voltando a colocar tudo em aberto. Porém, o terceiro tento dos cartaxenses, surgido de pronto, seria determinante para uma terrível meia hora final, com os tomarenses como que apáticos, a denotarem dificuldade de concentração – em contraponto com os adversários, sempre muito lestos, a aproveitar quase todas as ocasiões –, colocando em evidência as carências de que a equipa padece nesta altura, perante a sua inexperiência e a ausência de algumas referências, em especial, no caso deste jogo em concreto, a necessidade de uma “voz de comando” dentro de campo, que pudesse ter conseguido manter a tranquilidade do conjunto.

Uma tarde má, mas que não significará mais do que a perda de três pontos, assim o grupo consiga recompor-se rapidamente, recuperando o equilíbrio evidenciado na temporada anterior, mas sem deixar de ter os “pés assentes no chão”, a nível do que será razoável esperar-se do seu desempenho neste campeonato.

Surpresas – A grande surpresa da jornada foi o desaire caseiro sofrido pelo Riachense, derrotado pelo Moçarriense, graças a um solitário tento, que afasta ainda mais a turma de Riachos dos primeiros lugares (tal como o candidato Fazendense, distam já ambos 9 pontos do comandante), ao mesmo tempo que a formação da Moçarria – à margem das duas goleadas já sofridas nesta fase inicial da prova – “justifica” o triunfo da primeira jornada.

Menos surpreendente terá sido a vitória do Mação em Amiais de Baixo, não obstante também com uma inesperada expressão do marcador (um categórico 3-0), com o Amiense – tendo o jogo da 3.ª ronda, com o União de Tomar, sido agendado para esta quarta-feira, 14 de Outubro, de que não é ainda conhecido o desfecho aquando da escrita deste comentário – a afundar-se na classificação, ocupando a indesejável posição de “lanterna vermelha”, com um único ponto obtido e ainda, ao fim de sete jogos oficiais, sem se ter estreado a marcar nesta época…

Confirmações – Nas outras três partidas, imperou alguma normalidade, com o Fazendense, pese embora não sem dificuldade, a obter o primeiro triunfo, ganhando ao Rio Maior por tangencial 2-1; o U. Almeirim a consentir a igualdade (1-1) na recepção ao At. Ouriense; e a equipa dos Empregados do Comércio, continuando a confirmar a vocação para excelentes arranques de temporada, a empatar também (2-2) em Torres Novas, mantendo a invencibilidade, no que é, por agora, igualada apenas por Fátima e Cartaxo.

II Distrital – Na segunda ronda deste campeonato, a principal menção vai para o segundo triunfo de Ferreira do Zêzere (4-0 ao Tramagal) e Benavente (1-0 em Marinhais), ambos, já, a isolarem-se no comando das correspondentes séries, perseguidos respectivamente por Pego e Atalaiense (a Norte) e Glória do Ribatejo (a Sul), com estes três clubes a empatar, depois das vitórias averbadas na jornada inicial.

CNS – No Campeonato Nacional de Seniores, confirmaram-se as dificuldades antevistas para o Alcanenense, derrotado por 0-2 na Sertã, caindo para a antepenúltima posição da série, a par do V. Sernache; na frente, o U. Leiria cedeu o primeiro empate (0-0) na recepção à Naval, mantendo quatro pontos de vantagem, agora sobre o B. C. Branco. Mas a nota de sensação vai para o primeiro êxito do Coruchense, ganhando em Loures (3-1), frente a um dos anteriores vice-líderes, o que, contudo, por agora, não lhe permitiu trespassar a “lanterna vermelha”, mas não pode deixar de ser visto como um sinal de esperança num futuro mais tranquilo.

Antevisão – Como será uma constante ao longo desta temporada, a próxima jornada do Distrital da I Divisão surge bem recheada de aliciantes confrontos, de que se destaca especialmente o duelo entre os actuais vice-líderes, Empregados do Comércio-Cartaxo, mas, também, o Mação-Torres Novas e o At. Ouriense-Fazendense, tudo “jogos de tripla”. O União de Tomar recebe o seu congénere de Almeirim, na expectativa de poder retomar o trilho das vitórias, enquanto o guia terá uma saída que poderá constituir-se em mais um efectivo teste, até Rio Maior.

Na II Divisão Distrital, destacam-se os encontros Caxarias-Ferreira do Zêzere e Glória do Ribatejo-Samora Correia.

No Campeonato Nacional de Seniores, depois da deslocação à Sertão, o Alcanenense visita agora o seu parceiro de tabela, V. Sernache; por seu lado o Coruchense, recebendo o Torreense (actual 7.º classificado), terá oportunidade para confirmar o encetar do caminho da recuperação.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 15 de Outubro de 2015)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Resultados Eleições Legislativas – 04.10.2015 (act.) Mundial de Râguebi – 1/4 de final

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2015
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: