O pulsar do campeonato – 5.ª jornada

2 Novembro, 2014 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 5

(“O Templário”, 30.10.2014)

Tal como aqui antevira na semana passada, os então três primeiros classificados (Empregados do Comércio, União de Tomar e Torres Novas) tinham saídas de elevado grau de dificuldade, nenhum deles tendo conseguido vencer. Pelo que o principal destaque da ronda vai para o Cartaxo, que ganhando por 2-1 ao (ainda) líder Empregados do Comércio, quebrou a invencibilidade (e a inviolabilidade das redes) dos escalabitanos.

Em função do que o União de Tomar – tendo obtido um positivo empate, a dois golos, em jogo de grande intensidade, no sempre difícil terreno do Mação – passa portanto a ser a única equipa ainda invicta nesta temporada, após a disputa da 5.ª jornada do campeonato (a que acresce um jogo da Taça Ribatejo), mantendo uma excelente 2.ª posição na pauta classificativa, reduzindo somente para um único ponto a diferença face ao guia.

No que respeita ao Torres Novas, jogando em Santarém, parecia ter o “pássaro” na mão, mas não evitaria o golo do União local, a empatar o jogo, o que representou a conquista do primeiro ponto pela turma da casa. Por outro lado, quem vem notoriamente “emergindo” é o Fazendense, com mais um categórico triunfo, desta feita frente ao Amiense, por 3-0, assim igualando os torrejanos no 3.º posto, ambos a dois pontos da liderança.

Outro realce, mas este pela negativa, foi o segundo desaire caseiro sucessivo do Coruchense, que, ao invés de ter recuperado do “trauma” da goleada sofrida ante o Fazendense, pode tê-lo agravado, ao perder, de forma inesperada, ante o “vizinho” Benavente, por 1-2. O Rio Maior não conseguiu também confirmar o ânimo que os 8-0 da Taça Ribatejo teriam proporcionado ao grupo, tendo sido surpreendido em casa pelo Pontével, perdendo por 2-3. Por fim, Barrosense e U. Chamusca, com alguma lógica, ter-se-ão equivalido, empatando a uma bola.

Algumas curiosidades ainda em relação às tendências reveladas por alguns concorrentes: três das equipas que perderam na ronda inaugural (Torres Novas, Fazendense e Benavente) não voltaram a ser derrotadas; ao invés, três outros clubes (Mação e U. Chamusca – ambos com uma série, em curso, de três empates sucessivos – e Amiense), que tinham ganho o jogo de estreia, não conseguiram (ainda) tornar a vencer…

As melhores séries actualmente em curso são as do Fazendense e Pontével, que venceram os dois últimos jogos; as piores, as do Rio Maior (três derrotas sucessivas) e do… Coruchense, que perdeu os dois encontros mais recentes que disputou.

Na classificação, tudo isto resume-se, para já, a um compactar na frente da tabela, com um quarteto no topo, separado por apenas dois pontos, seguido de perto por duas equipas agora a surpreender pela positiva, Pontével e Benavente. As principais desilusões, o Coruchense – um dos dois principais favoritos ao título, a par do Fazendense –, actualmente num sofrível 7.º lugar, a cinco pontos do comandante… mas, ressalve-se, apenas a três de Torres Novas e Fazendense; e o Amiense, que tem atrás de si apenas os três recém-promovidos (aliás, um deles, Barrosense, em igualdade pontual). As equipas de Rio Maior e do U. Santarém têm denotado dificuldades na adaptação ao “ritmo” da I Divisão.

Na Divisão secundária, o Pego, ganhando ao Alferrarede (3-1), isolou-se na liderança da série mais a Norte, beneficiando também do empate da U. Abrantina em Minde (1-1). O Assentis, depois da igualdade em Tomar, goleou o Ferreira do Zêzere por 7-0. A Sul os dois primeiros (Glória do Ribatejo e U. Almeirim) empataram entre si (2-2), o que permitiu a Samora Correia e Moçarriense (ganhando ambos por 3-0, em terreno alheio) igualarem a Glória na liderança.

No Campeonato Nacional de Seniores, as equipas do Distrito atravessam uma fase de dificuldades, nesta altura todas as quatro posicionadas na segunda metade da tabela: Riachense e At. Ouriense (dois últimos da classificação) não conseguiram desfazer o nulo em Riachos, enquanto o Fátima (agora antepenúltimo) perdeu (1-4) com o novo líder, Mafra, tendo o Alcanenense (6.º) sido surpreendido em casa, pelo Sertanense, perdendo por 1-2.

Na próxima jornada da I Divisão do Distrital, o grande destaque vai para o União de Tomar-Coruchense, necessariamente um jogo de “tripla”, mas de forte interesse serão também os desafios Benavente-Fazendense e Torres Novas-Mação. Os Empregados do Comércio reúnem favoritismo na recepção ao Rio Maior; veremos se poderá eventualmente haver surpresa…

P. S. No âmbito de pesquisa que tenho vindo a desenvolver, acabei entretanto de tomar conhecimento de alguns resultados do União de Tomar, referentes à temporada de 1951-52 (Campeonato Distrital da II Divisão), que – com base na consulta efectuada a jornais locais, de Tomar, jornais regionais (de Torres Novas e Santarém), e a jornais de índole nacional – não me tinha sido ainda, até agora, possível apurar. Dado que um desses resultados assume expressão muito significativa, traduzindo-se, efectivamente, na maior goleada sofrida pelo clube a nível de jogos oficiais, aproveito a oportunidade que me é proporcionada por “O Templário” para aqui rectificar tal omissão – ao mesmo tempo que, com a humildade devida, expresso também o meu pedido de desculpas por tal falta –, publicando uma lista actualizada das maiores goleadas, obtidas e sofridas pelo União de Tomar, em desafios de cariz oficial (jogos em que marcou, ou sofreu, oito ou mais golos, e em que, paralelamente, a diferença foi, pelo menos, de sete golos).

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 30 de Outubro de 2014)

Pulsar - 5- Quadro goleadas UT

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

O pulsar do campeonato – Taça Ribatejo – 1.ª jornada Liga dos Campeões – 4ª Jornada (Benfica – Monaco)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2014
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: