O pulsar do campeonato – Taça do Ribatejo

9 Dezembro, 2012 at 10:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 06.12.2012)

Devo iniciar este texto começando por apresentar o meu pedido de desculpas relativamente a lapso involuntariamente cometido no comentário publicado na passada semana – não obstante a ele ser alheio – uma vez que o mesmo foi escrito tendo em consideração o resultado que havia sido afixado no site da Associação de Futebol de Santarém, relativamente ao jogo Glória do Ribatejo – Pontével, indicando o triunfo da equipa da casa por 2-1; efectivamente, o desfecho da partida foi o inverso, com vitória da equipa de Pontével.

Desta forma, e, em consequência, diversamente do que fora indicado, o Pontével passou a somar 15 pontos, repartindo portanto o 7.º lugar com a U. Abrantina; cavando-se assim um fosso para o quarteto da retaguarda, no qual, por outro lado, se integra o Glória do Ribatejo, que, mantendo-se nos 10 pontos, ocupa a 9.ª posição, apenas um ponto acima do par formado por Coruchense e União de Tomar, e com dois pontos de vantagem sobre o Moçarriense.

Reposta que está a verdade dos factos, entretanto, esta semana, com os campeonatos em pausa, abriram-se as portas à 2.ª ronda da fase de grupos da Taça Ribatejo, com um conjunto de interessantes partidas, potenciando o avivar de rivalidades locais, entre equipas vizinhas, nalguns casos pertencentes a escalões diferentes, que apenas nesta prova têm a oportunidade de, a nível oficial, competir de forma directa.

E, embora não estejamos ainda numa fase a eliminar, houve a tradicional “festa da Taça”… Em particular, em dois campos, com as vitórias de equipas da Divisão Secundária sobre oponentes a militar na Divisão Principal: foram os casos dos triunfos do Alferrarede sobre a U. Abrantina (1-0) e do Assentiz frente ao União de Tomar (2-0), assim contribuindo para o agudizar da situação de crise que as turmas de Abrantes e de Tomar vêm atravessando. De realçar também, ao invés, a volumosa goleada (9-0) imposta pelo Riachense, na partida com o Goleganense.

Serão apurados para a fase seguinte da prova os 9 vencedores de série, e os 7 melhores 2.º classificados, com base na aplicação de média ponderada dos pontos obtidos. Faltando disputar apenas a terceira e última jornada desta fase de grupos, garantiram já o apuramento para os 1/8 Final as equipas do Mação, Alferrarede, Amiense e Coruchense.

Na próxima semana, no regresso do campeonato da Divisão Principal, destacam-se os confrontos Amiense – At. Ouriense, de maior responsabilidade para a formação de Amiais de Baixo, visando procurar manter o contacto com o grupo da frente; assim como as visitas dos líderes Mação e Riachense, respectivamente a Coruche e a Pontével.

Partidas de interesse serão também o Fazendense – Glória do Ribatejo e o U. Abrantina – Benavente, numa fase da competição que começa a ser crítica na definição dos dois grupos em que as equipas virão a separar-se para a segunda fase, para a qual o desfecho destes encontros poderá ser de grande relevância.

Por fim, e após três desafios de muito elevado grau de dificuldade (e do algo inesperado desaire no encontro da Taça do Ribatejo), o União de Tomar – a necessitar imperiosamente de reagir –, recebendo o Moçarriense, em teste de grande responsabilidade, tem, por outro lado, ensejo para novo “recomeço”, iniciando uma série de jogos, agora frente a equipas do “seu campeonato”, que terá de aproveitar para procurar ascender na classificação.

Até porque, no que poderá representar um renascer da esperança – e uma oportunidade que não deverá ser desperdiçada –, poderão surgir outras boas notícias em breve: a Associação de Futebol de Santarém irá submeter a Assembleia Geral uma proposta de reestruturação dos quadros competitivos a nível distrital – a qual decorre também, de alguma forma, da reorganização das provas a nível nacional, com a extinção do Campeonato da III Divisão (e, também, da II Divisão), passando a haver uma única competição de seniores de âmbito nacional, no seio da Federação Portuguesa de Futebol –, prevendo-se o alargamento da Divisão Principal (que, em paralelo, passará novamente a ser designada por I Divisão Distrital) para 14 equipas, com esta prova a ser disputada numa fase única, em sistema de todos contra todos (26 jornadas).

Esta proposta de reestruturação tem em consideração que, da referida remodelação dos campeonatos nacionais, poderá resultar a despromoção ao Distrital das equipas representantes da Associação que militam actualmente na III Divisão (Alcanenense, Torres Novas e Cartaxo).

Assim, caso venha a ser aprovada tal proposta, e confirmando-se o regresso ao Distrital das três agremiações indicadas, deverão passar a ser, no máximo, apenas três as equipas a despromover à II Divisão Distrital, no final da presente época.

Desta forma, neste cenário, a I Divisão Distrital da próxima temporada seria formada pelos três clubes (potencialmente) despromovidos da III Divisão, antes mencionados, pelos três promovidos da Divisão Secundária, e pelas oito equipas classificadas entre o 2.º e o 9.º lugar no campeonato em curso, assim se abrindo novas perspectivas às formações que ocupam actualmente os lugares da cauda da tabela.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 6 de Dezembro de 2012)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Liga Europa – 6ª Jornada – Resultados e Classificações «É a ortografia, pá»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2012
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: