O pulsar do campeonato – 12ª jornada

2 Dezembro, 2012 at 10:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 29.11.2012)

Desta vez, na jornada que abriu a segunda volta do campeonato distrital (Divisão Principal), confirmaram-se, em termos gerais, as expectativas e previsões que seria possível antecipar – à excepção talvez da vitória do Fazendense (a redimir-se do desaire da semana anterior, com o Pontével) em Benavente.

No Riachense – Amiense, não obstante o grupo de Amiais de Baixo ter começado por inaugurar o marcador, a equipa da casa, assim afirmando a sua candidatura ao título, viria a operar a reviravolta, acabando por se impor (2-1), aproveitando para aumentar a diferença pontual face a um outro potencial candidato aos primeiros lugares.

Conforme referido, depois do passo em falso da última ronda, a formação de Fazendas de Almeirim voltou a “encarrilar”, obtendo, por via de um solitário tento, crucial triunfo em Benavente, perante um adversário directo na disputa de uma posição entre os seis primeiros.

No duelo entre os protagonistas das surpresas da jornada precedente, Glória do Ribatejo – Pontével, levou a melhor, com alguma naturalidade, a turma da casa, vencendo por 2-1, assim prosseguindo importante recuperação.

Na partida entre Moçarriense e U. Abrantina, a equipa da casa, não obstante continuar ainda a transportar a “lanterna vermelha”, alcançou uma vitória fundamental (1-0) para continuar a alimentar as suas aspirações, não apenas pelos pontos obtidos, mas, principalmente, pelo impacto anímico e motivacional que a mesma lhe poderá proporcionar. Ao invés, a formação de Abrantes confirma a tendência de queda que vem patenteando há largas jornadas (tendo obtido apenas dois escassos pontos nos sete últimos jogos).

Por fim, os conjuntos do Mação e do At. Ouriense confirmaram o natural favoritismo que lhes era atribuído, impondo triunfos categóricos, respectivamente sobre o U. Tomar (5-1) e Coruchense (3-0), o que lhes permite manterem-se nos lugares de topo da pauta classificativa, ao mesmo tempo que contribui também, paralelamente, para o agravar da fase negativa que ambos os seus oponentes atravessam: os unionistas, somando terceiro desaire consecutivo, não obstante terem defrontado, nesses encontros, os três primeiros classificados, dois deles, sucessivamente, fora de casa; a equipa do Sorraia, tendo conquistado um único ponto nas seis últimas rondas.

Na classificação, o trio da frente aproveitou para cavar o fosso face ao 4.º classificado Amiense: Mação e Riachense, que continuam a repartir a liderança, têm agora já sete pontos de vantagem face à equipa de Amiais de Baixo, enquanto os oureenses registam seis pontos à maior.

Na zona nevrálgica da tabela, Benavente e Fazendense estão agora a par, tendo a U. Abrantina sido “empurrada” para fora dos seis primeiros, vendo, por outro lado, o Glória Ribatejo acercar-se, distando agora apenas 2 pontos, mantendo-se o Pontével a 3 pontos da formação de Abrantes.

Na cauda da pauta classificativa, Coruchense e União de Tomar, não só viram ampliada a distância para o 6.º lugar, já a aparentemente inalcançáveis 8 pontos, como têm o agora ameaçador Moçarriense com um escasso ponto de atraso.

Uma palavra final para os triunfos de Alcanenense e Torres Novas no retomar do Nacional da III Divisão (também já com nova interrupção agendada para o próximo fim-de-semana), permitindo à turma de Alcanena reduzir para quatro pontos a desvantagem face ao trio da liderança, isto numa fase ainda algo prematura da competição, dado estarem disputadas apenas nove das 22 jornadas que compõem a primeira fase da prova, assim reacendendo alguma esperança.

A próxima jornada do campeonato (13.ª), apenas será disputada a 9 de Dezembro, em função do interregno para dar lugar à realização da 2.ª ronda da fase de grupos da Taça Ribatejo, repleta de aliciantes encontros, em particular pela rivalidade entre as equipas envolvidas, dada a respectiva proximidade geográfica, nalguns casos entre clubes que, por pertencerem a divisões distintas, mais raramente se defrontam: Riachense – Goleganense; Atalaiense – Meiaviense; Vasco da Gama – Caxarias; Mação – Pego; Alferrarede – U. Abrantina; Moçarriense – Amiense; Samora Correia – Porto Alto; Coruchense – Glória do Ribatejo; Vale da Pedra – Pontével; Empregados do Comércio – Fazendense; e Assentiz – U. Tomar.

Para a equipa unionista (que folgou na jornada inaugural da prova), trata-se de dar o “pontapé de saída”, numa competição que nunca venceu – o que constituirá factor adicional de motivação para visar ir o mais longe possível –, com um desafio em que, contudo, não deverá esperar facilidades, deslocando-se ao terreno de um dos melhores classificados da Série A da Divisão Secundária, actualmente apenas suplantado pelo Caxarias).

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 29 de Novembro de 2012)

Nota – Este texto foi escrito tendo em consideração o resultado que havia sido afixado no site da A. F. Santarém, relativamente ao jogo Glória do Ribatejo – Pontével, indicando o triunfo da equipa da casa por 2-1; efectivamente, o resultado foi o inverso, com vitória da equipa de Pontével. Desta forma, o Pontével soma efectivamente 15 pontos, repartindo o 7.º lugar com a U. Abrantina; o Glória do Ribatejo mantém-se nos 10 pontos, ocupando a 9.ª posição da tabela classificativa.

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

«A Grécia à frente» «O mal-entendido»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2012
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: