Lisboa – Dakar cancelado por motivos de segurança
4 Janeiro, 2008 at 1:16 pm 1 comentário
“Tendo em conta as actuais situações de tensão politica, a nível internacional, o assassinato de quatro turistas franceses, no passado dia 24 de Dezembro, atribuído a um ramo do Al-Qaeda, no Magreb islâmico, e acima de tudo as ameaças, directas, lançadas contra a prova, por movimentos terroristas, a ASO não pode tomar outra decisão que não seja a anulação da prova”.
[…]
“A primeira responsabilidade da ASO é a de garantir a segurança de todos: populações dos países atravessados, concorrentes amadores e profissionais, sejam eles franceses ou estrangeiros, elementos da assistência técnica, jornalistas, patrocinadores e colaboradores do rali. A ASO reafirma que as questões de segurança não estão, não estiveram, nem nunca estarão em causa no rali Dakar”.
(comunicado da Amaury Sport Organisation)
Com a retirada de apoio das companhias seguradoras francesas, percebe-se que não haveria condições para a realização da prova, que, desta forma, é – pela primeira vez em 30 anos, e na véspera da sua partida de Lisboa – anulada. Subsiste a interrogação sobre se voltará a ser possível reunir as condições necessárias para a sua retoma, pelo menos a curto/médio prazo.
Entry filed under: Desporto, Sociedade. Tags: Automobilismo, Ralis.
1 Comentário Add your own
Deixe uma Resposta
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed
1.
Faial | 5 Janeiro, 2008 às 1:16 am
É bom que a organização do Lisboa – Dakar haja cancelado o rallye por razões que se prendem com a segurança inquestionável das equipas participantes e demais intervenientes. Mas é mau não ter havido o rallye por ser essa, sem sombra para dúvidas, a mais subserviente vênia do ocidente dos nossos dias ao terrorismo da Al-Qaeda. Eles hoje mandam na gente, é certo. Esta é a triste realidade. Não será essa, através do medo, a estratégia de aproximação dos Bin fundamentalistas aos grandes centros de decisão ocidentais, sem precisarem para isso de trazer armas com eles? Enquanto se riem lá nas grutas do deserto africano, a Europa e a América vão morrendo de medo dia após dia. Para quando uma medida de força de todos os Estados na missão de vasculhar o deserto grão a grão de areia e os países suspeitos para acabar-lhes de uma vez por todas com a raça! Tristes dias os nossos.