Blogosfera em 2007 (VII)

11 Dezembro, 2007 at 8:55 am 1 comentário

Coincidindo com o início da terceira presidência portuguesa da União Europeia, no mês de Julho, a revista Visão lançava o Cais da Europa, blogue de acompanhamento da Presidência do Conselho da União Europeia: “Os dias e as noites da presidência portuguesa da União Europeia. Válido até 31 de Dezembro de 2007”, com a colaboração de Filipe Luís, Paulo Pena, Pedro Vieira e Sara Belo Luís. A sua efectiva actividade acabaria contudo por ser relativamente reduzida.

A 2 de Julho nascia o Visto da Economia, de Helena Garrido, para “Olhar, reflectir e debater Portugal e o mundo com a visão da economia”.

No mesmo dia, Pedro Fonseca – jornalista especializado no impacto social das novas tecnologias – anunciava, no ContraFactos & Argumentos, o seu livro “Blogues Proibidos“, abordando seis casos “pioneiros na emergência de problemas inesperados no mundo dos blogues” (Freedom to Copy; Abrupto; Diário de Um Jornalista; Do Portugal Profundo; Chicken Charles – o anti-herói; e Muito Mentiroso). “Das acusações de plágio a Miguel Sousa Tavares à pirataria informática na blogue de Pacheco Pereira, de processos judiciais a jornalistas, professores ou aos inevitáveis autores anónimos, Blogues Proibidos mostra como a escrita em blogues deixou de ser um fenómeno amador e de audiência limitada. Com consequências bastante reais.”

Na sequência da polémica suscitada por Patrícia Lança, a propósito de opiniões publicadas no Insurgente, com algumas observações sobre saúde e sexo, a 4 de Julho, apresentava esclarecimentos sobre os pontos de vista advogados, no seu próprio blogue, Portolani.

Para, a 10 de Julho, a blogosfera ser surpreendida com o início de blogue alegadamente da autoria de Pedro Santana Lopes: «Hoje, dia 10 de Julho de 2007, inicio os escritos no meu blogue. Blogue que tem o meu nome, e nenhum outro, exactamente para ficar claro que veicula as minhas posições e as minhas opiniões.»

A 14 de Julho, Luís Novaes Tito anunciava “A Barbearia do Senhor Luís”, um novo espaço de tertúlia de que passaria a ser anfitrião; a actividade apenas teria início efectivo a 2 de Setembro. Três dias depois iniciava-se o “Nos Cromos do Cosnos”, de Álvaro Damiaças. A 18 de Julho, terminava o Tristes Tópicos.

A 23, a propósito do Second Life, o Público apresentava um novo “blogue convidado”, o Discursos do Outro Mundo, por Paulo Frias (ou “Palup Ling”).

No dia 30, Ana Paula e Lauro António criavam um blogue tendo por temática o famoso Sherlock Holmes, designado 221-B Baker Street, prometendo “muita informação e opinião”.

E, a finalizar o mês, a 31 de Julho, a rede de blogues TubarãoEsquilo anunciava a admissão de autores para projectos editoriais em fase de preparação, em diversas áreas temáticas.

Entry filed under: "Blogosfera" em 2007.

Blogosfera em 2007 (VI) Bibliotecário de Babel

1 Comentário Add your own

  • 1. ricardo  |  11 Dezembro, 2007 às 12:51 pm

    Hello Leonel,

    entao nem uma palavra sobre a cimeira?

    Abraço

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2007
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • @Shyznogud Muitos Parabéns! Um dia bom! 1 hour ago
  • RT @atadeia: O problema de Portugal no jogo com a Alemanha não foi ser uma equipa muito defensiva. O problema foi Portugal não ter defendid… 2 hours ago
  • RT @Shyznogud: Como esperado, e sempre de saudar, o PSF, anunciando desistência se for necessária para o chamado "cordão republicano" na PA… 3 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: