700 anos do mandado de prisão dos Templários

13 Outubro, 2007 at 12:12 am 4 comentários

A 13 de Outubro de 1307, por mandado papal, Filipe, “o Belo” (Rei de França) ordenava a prisão de todos os templários franceses.

Evocando esta data, a Zéfiro e a Delegação Estatal «Gualdim Pais» da Templespaña organizam um fim-de-semana dedicado a homenagear os Cavaleiros do Templo, evento que terá lugar na cidade templária de Tomar e no Castelo de Almourol, nos dias 13 e 14 de Outubro.

Na ocasião (dia 13, pelas 17h30, no Convento de Cristo) será também lançado o livro “Codex Templi – Os Mistérios Templários à Luz da História e da Tradição”, que tem por objectivo tornar-se uma obra de referência nesta matéria, transmitindo ao leitor “uma perspectiva integral e essencial sobre a Ordem do Templo”, num projecto da Delegação Estatal «Gualdim Pais» da Templespaña, reunindo um grupo de autores portugueses e espanhóis dedicados à investigação templária.

Esta enciclopédia aborda as origens da Ordem do Templo, a sua teologia, as suas regras, os seus documentos, os seus símbolos, a sua arquitectura, os seus usos e costumes, o seu aspecto militar, a sua capacidade financeira, a sua dimensão tradicional e espiritual, o seu processo inquisitorial, o seu apogeu e trágica queda…

O programa tem início no Sábado, dia 13, pelas 10 horas, com encontro no cais de Tancos, para embarque para a visita ao Castelo de Almourol. A partir das 15 horas, decorre uma visita guiada à cidade de Tomar, partindo da Igreja de São João Baptista (custo de 6 €, a pagar no Convento de Cristo).

No Domingo, dia 14, será realizada – a partir das 10 horas, também com um custo de 6 € – uma visita ao Convento de Cristo e (a partir das 15 horas) à Mata dos Sete Montes.

Para saber mais sobre os Templários, pode consultar algumas séries de textos que aqui fui publicando, nomeadamente a partir de excertos de obras:

– “O Segredo dos Templários – O Destino de Cristo“, Lynn Picknett e Clive Prince

– “Os Templários – Esses grandes senhores de mantos brancos“, Michel Lamy

– “O Pêndulo de Foucault“, Umberto Eco

P. S. E ler também os artigos a que o Pedro Fonseca faz referência em comentário a esta entrada:

After 700 years, Vatican comes clean on history’s good knights

Vatican reveals Templar secrets

Vatican paper set to clear Knights Templar

Entry filed under: Sociedade, Tomar.

Prémio Nobel da Paz Azerbaijão – Portugal (Euro-2008 – Qualif.)

4 comentários Add your own

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2007
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.