MUNDIAL 2006 (LV) – 1970
10 Janeiro, 2006 at 6:08 pm Deixe um comentário
Pela primeira vez na história, a Fase Final de um Campeonato do Mundo de Futebol assumia o cariz de grande espectáculo televisivo, à escala mundial, obrigando a disputar vários jogos ao meio-dia, sob um calor muito intenso.
Não obstante, esta prova seria caracterizada pelas excelentes partidas de futebol, de que se destacam os jogos: Brasil-Inglaterra (1-0), Inglaterra-RFA (reedição da Final do Mundial de 1966, desta vez com vitória dos alemães por 3-2) e Itália-RFA (uma ½ final alucinante, com a Itália a eliminar a RFA, por 4-3, com um record de 5 golos no prolongamento – em apenas 30 minutos!).
Uma outra estreia absoluta nesta edição do Mundial foi a possibilidade das equipas fazerem substituições durante os jogos!
E, continuando, em matéria de novidades, os famosos cartões amarelo e vermelho também teriam a sua “entrada em cena”, pela primeira vez, nesta prova (em 1986, o uruguaio José Batista seria expulso antes de cumprido o primeiro minuto de jogo!).
O Brasil, depois do falhado “tri” no Mundial de Inglaterra (eliminado por Portugal) – anedoticamente a expressão “tri” passou a ser glosada como “terminou recreio Inglaterra” ou “todos regressem imediatamente”!…), alcançaria finalmente o ambicionado Tri-Campeonato – conquistando definitivamente a Taça Jules Rimet –, com uma equipa em que pontificavam grandes figuras como Jairzinho (com golos marcados em todas as partidas), Pelé, Gerson, Rivelino, Tostão e Carlos Alberto, na que continua a ser considerada como uma das melhores equipas mundiais de sempre, “esmagando” na Final, no Estádio Azteca, a Itália, por concludente 4-1.
Foi também neste Mundial que o guarda-redes inglês (Gordon Banks) fez aquela que é, ainda hoje, considerada como uma “defesa impossível”.
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed