O PULSAR DOS DIÁRIOS VIRTUAIS EM PORTUGAL (XXV)

25 Novembro, 2005 at 8:37 am 2 comentários

A propósito da comemoração do 30º aniversário do 25 de Abril, um blogue (“Aqui Posto de Comando”) agregava cerca de 650 textos alusivos à data, publicados em mais de 100 blogues. Por esses dias de Abril, surgia a debate um polémico slogan (oficial) referindo que Abril era “Evolução” (deixando cair o R, de “Revolução”), com a blogosfera a dar uma clara resposta, mostrando a sua grande dinâmica.

Na sequência de deliberação aprovada na Assembleia da República, já em Julho de 2003, criando uma «zona reservada à página pessoal ou “weblog” de cada deputado para difusão electrónica de informação relativa ao exercício do seu mandato na Assembleia da República e respectivo círculo e mais fácil interacção com os eleitores, cuja gestão será da sua exclusiva responsabilidade em articulação com os serviços», o deputado José Magalhães criava, em 6 de Maio de 2004, o “primeiro blogue parlamentar”: o República Digital, logo seguido (a 17) por Guilherme d’Oliveira Martins, com o Casa dos Comuns [97].

Entretanto, a 7 de Maio, fora criado o blogue de Manuel Monteiro, integrado na página do Partido da Nova Democracia (“O Blogue do DigaoManel”), o qual se esgotaria aquando da realização das eleições para o Parlamento Europeu, a 13 de Junho. A propósito destas eleições, havia sido também criada uma página agregadora (“Ter Voz nas Europeias 2004” [98]), tendo por objectivo “Navegar contra a abstenção”, apelando aos “Blogs, de todas as cores e feitios, pela discussão e participação nas eleições europeias”.

Até que, a 29 de Junho, Durão Barroso anunciava ao país a sua intenção de se demitir do cargo de Primeiro-Ministro, de forma a aceitar o convite a candidato à Presidência da Comissão Europeia. Estava instalada uma crise política que seria alvo de amplo e alargado debate na “blogosfera”, nomeadamente no Abrupto, Barnabé, Blasfémias, Blogue de Esquerda, Bloguitica, Causa Nossa, Mar Salgado e Tugir [99]. A 18 de Julho, Paulo Querido daria o merecido destaque à intervenção da blogosfera a propósito da crise política, em artigo na Revista “Única”, do “Expresso”.
__________________________
97 Casa dos Comuns – http://blogs.parlamento.pt/casadoscomuns/default.aspx
98 Ter Voz nas Europeias – http://ter-voz-nas-europeias.weblog.com.pt/
99 Tugir – http://tugir.blogspot.com

Entry filed under: Pulsar dos Diários Virtuais.

ÍCONES DO SÉCULO (XCVI) – 2003 – ARNOLD SCHWARZENEGGER MUNDIAL 2006 (XLVI) – 1966

2 comentários Add your own

  • 1. LNT  |  27 Novembro, 2005 às 1:41 am

    Um abraço

    Responder
  • 2. Leonel Vicente  |  28 Novembro, 2005 às 8:36 am

    Um abraço para vocês!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2005
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: