O PULSAR DOS DIÁRIOS VIRTUAIS EM PORTUGAL (XXIII)
23 Novembro, 2005 at 8:37 am Deixe um comentário
7.3. Blogosfera política
Com a criação do Blog de Esquerda, em Janeiro de 2003, nascia «um novo espaço de pensamento e opinião sobre política e cultura», que viria a constituir um “contraponto” face à Coluna Infame, com quem travaria acesos debates, culminando com o episódio que originaria a suspensão desta.
A dicotomia política entre a direita e esquerda na blogosfera seria a partir de então (tendo inicialmente por motivação a intervenção estado-unidense no Iraque, em Março de 2003), e até hoje, uma constante.
No início de Junho de 2003, o Blog de Esquerda (por intermédio do “convidado” Daniel Oliveira) e A Coluna Infame (na pessoa de João Pereira Coutinho) “desentendem-se”; a resposta de João Pereira Coutinho não seria subscrita pelos outros membros do blogue, o que levaria a uma cisão em A Coluna Infame, e, dias depois, a 10 de Junho, à sua suspensão: «A Coluna Infame termina aqui a sua jornada. Começámos em Outubro de 2002, fascinados pelo fenómeno blogger, e convencidos de que era útil travar deste modo novo o combate cultural contra a hegemonia intelectual da esquerda. Desde essa data, o número de blogs mais que duplicou, e muitos deles defendem os mesmos valores que nós. Facto inédito, a «não-esquerda» domina mesmo a blogosfera portuguesa. Paralelamente, cresceu o interesse dos media por este fenómeno. Para além de uma pequena legião de talentos anónimos, cultos e inteligentes, os blogs começaram também a atrair figuras públicas. A blogosfera (política em particular) passou a ser um assunto de conversa».
No dia seguinte, o editorial do “Público” referia o acontecimento: «A “Coluna Infame” acabou. A blogosfera está mais pobre. E o país também – mesmo que a maioria nunca tenha ouvido falar nem da “Coluna”, nem da blogosfera.»
Entry filed under: Pulsar dos Diários Virtuais.
Subscribe to the comments via RSS Feed