O PULSAR DOS DIÁRIOS VIRTUAIS EM PORTUGAL (XVIII)
18 Novembro, 2005 at 8:48 am Deixe um comentário
Ainda em Maio, o “Diário Económico” publica também um artigo sobre weblogs, notando que: «A política é o tema mais discutido nos “weblogs”, devido à liberdade de expressão», mas apontando também a existência de espaços de humor, por exemplo com o “Blogue dos Marretas” ou o “Gato Fedorento”.
A 18 de Junho, os blogues chegavam à rádio, por via de Francisco José Viegas, na Antena 1, no programa “Escrita em Dia”, num debate com alguns conhecidos “bloggers”: José Mário Silva, Nuno Costa Santos, Pedro Lomba e Pedro Mexia.
Pacheco Pereira, na sequência da criação do Abrupto – e abordando ele próprio o tema blogues na sua coluna no “Público”, a 19 de Junho – viria a atrair o interesse dos “media” tradicionais sobre o fenómeno, num efeito de espiral, que, conferindo visibilidade à blogosfera, contribuiria activamente para que fosse conhecida por milhares de portugueses, potenciando o seu grande “boom”.
A 21 de Junho, na revista “Única”, do “Expresso”, faz-se também referência à dicotomia “direita-esquerda”, então bastante patente na politizada blogosfera nacional, com alusão ao fim de “A Coluna Infame”. No mesmo dia, um artigo de Pedro Rolo Duarte no “DNA” (suplemento do “Diário de Notícias”) questionava a “promiscuidade” entre jornalistas e “bloguistas”.
O “Destaque” do “Público” de 23 de Junho apresentava alguns dos principais blogues de entre os cerca de 1 000 existentes à data, com um conjunto de 10 textos, abordando o fenómeno da emergente blogosfera nacional sob várias perspectivas, um decisivo contributo para a aceleração do seu crescimento.
Entry filed under: Pulsar dos Diários Virtuais.
Subscribe to the comments via RSS Feed