MUNDIAL 2006 (XXXVII) – 1966
14 Novembro, 2005 at 12:33 pm Deixe um comentário
A VIII edição do Campeonato do Mundo de Futebol, cuja Fase Final foi disputada em Inglaterra no ano de 1966, bateu todos os records de inscrições, pela primeira vez ultrapassando 70 países inscritos (total de 74).
Não obstante, o facto de que 3 continentes (Ásia, África e Oceânia) apenas dispusessem de uma vaga na Fase Final provocaria várias desistências; efectivamente, 21 dos países inscritos não chegariam a realizar qualquer jogo de qualificação (tal como o Campeão do Mundo, Brasil, e o país organizador, Inglaterra – ambos qualificados “de ofício”).
Dos inicialmente inscritos Argélia, Camarões, Congo, Etiópia, Gabão, Ghana, Guiné, Libéria, Líbia, Mali, Marrocos, Nigéria, Senegal, África do Sul (candidatura recusada pela FIFA devido às práticas segregacionistas do apartheid – apenas viria a ser aceite em 1992), Sudão, Tunísia e República Árabe Unida (federação do Egipto e da Síria), nenhum deles disputaria efectivamente a qualificação.
A grande surpresa chegaria da “desconhecida” equipa da Coreia do Norte, apurada com uma dupla vitória (6-1 e 3-1) sobre a Austrália.
Portugal conseguia, pela primeira vez na sua história, a qualificação para o Mundial, de forma “surpreendente”, eliminando o vice-campeão do Mundo (Checoslováquia)… já em Inglaterra, eliminaria também o Campeão do Mundo (Brasil)!
A Jugoslávia foi também uma das principais selecções a “ficar de fora”, eliminada pela França.
O México, “crónico” representante da América do Norte e Central, marcando novamente presença na Fase Final, possibilitava ao seu guarda-redes Antonio Carbajal disputar o seu 5º Campeonato do Mundo (desde 1950).
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed