O PULSAR DOS DIÁRIOS VIRTUAIS EM PORTUGAL (XI)

11 Novembro, 2005 at 8:37 am Deixe um comentário

Enquanto fenómeno emergente, a blogosfera “fervilhava”; todos os dias afluíam fortes vagas de novos frequentadores (autores ou leitores): a grande “explosão” deu-se na semana de 30 de Junho a 7 de Julho (com 216 novos blogues, de acordo com a listagem do Bloco-Notas); o dia mais “produtivo” foi o de 2 de Julho (mais 96 blogues); o mês mais “activo” o de Julho de 2003 (mais 800 blogues!); no final desse mês, eram já registados cerca de 1 600 blogues; a 8 de Setembro, atingia-se o número de 2 000 blogues, ultrapassando-se os 2 500 em 18 de Outubro.

A 4 de Julho, Paulo Gorjão iniciava o Bloguitica Internacional, a que se seguiria o Bloguitica Nacional (posteriormente “fusionados” no Bloguitica [50]), vindo a tornar-se num dos blogues individuais mais activos da blogosfera, com permanentes actualizações, remetendo para artigos a ler e lançando diariamente novos e pertinentes temas para debate, essencialmente numa vertente de análise política.

Em Agosto, surgia o Glória Fácil [51], agrupando alguns jornalistas do “Público” e do “Diário de Notícias”.

No início de Setembro, nasce a Grande Loja do Queijo Limiano [52], talvez o maior “conglomerado” da blogosfera portuguesa, actualmente com 20 colaboradores registados e uma das maiores audiências.

A 18 e 19 de Setembro, realizava-se, em Braga, o “Primeiro Encontro Nacional de Weblogs”, sobre o qual escreveu Pedro Fonseca um artigo no “Público” , sintetizado na fórmula de José Luis Orihuela: «Nunca tivemos de ler tanto para escrever tão pouco» [53].
__________________________
50 Bloguitica – http://bloguitica.blogspot.com
51 Glória Fácil – http://gloriafacil.blogspot.com
52 Grande Loja do Queijo Limiano – http://www.grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com
53 Fonseca, Pedro, “Público”, “Escrever sim, discutir não”, 22 de Setembro de 2003

Entry filed under: Pulsar dos Diários Virtuais.

ÍCONES DO SÉCULO (LXXXVI) – 2000 – ASHLEY JUDD “O PÚBLICO DOS BLOGUES EM PORTUGAL”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2005
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @Miguel_LPereira: Foi o mais talentoso futebolista português da sua geração. Personificou a bondade e humildade de um futebol a entrar n… 4 hours ago
  • RT @vasco_mendonca: Toda a gente precisa de ouvir este enorme tributo do Pedro Ribeiro ao ainda maior Fernando Chalana. Tudo dito. https://… 4 hours ago
  • RT @atadeia: Muita coisa já devia ter sido feita para acelerar processos, mas o problema da justiça não é exclusivo do futebol e seria irre… 5 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: