OS “BLOGUES” NO ENSINO – FRANÇA

26 Julho, 2005 at 12:37 pm

“[…] os « blogs », intervindo no desenvolvimento pessoal dos adolescentes, permitindo-lhes nomeadamente trocar ideias sobre temas tão diversos como tempos livres, desporto, saídas, amizade, amores, dificuldades da vida, questões existenciais… Num contexto pedagógico, podem constituir (para os alunos, para os professores, para as escolas, para as aulas) instrumentos de trabalho colaborativo e de transmissão de conteúdos e de valores educativos. Podem particularmente contribuir para a melhoria da expressão escrita […]”.

Esta é parte do texto elaborado pelo Ministério da Educação francês, a propósito do papel dos “blogues” no ensino, na dupla vertente de “blogues” de alunos e de “blogues” pedagógicos.

A pedido do Ministro da Educação de França, a Delegação relativa à utilização da Internet enviou aos reitores académicos uma nota fazendo o ponto da situação sobre este novo fenómeno, abordando os direitos e deveres dos “internautas” e indicando pistas sobre a conduta a adoptar em caso de incidentes.

(via Mediatic).

Entry filed under: Blogosfera.

GRANDES VIAS (XII) ÍCONES DO SÉCULO (XXVI) – 1973 – LINDA LOVELACE


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Julho 2005
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.