GRANDES VIAS (I)
11 Julho, 2005 at 8:26 am 3 comentários
As auto-estradas de hoje são o resultado de uma evolução de milénios, na busca da redução das distâncias, aproximando povos, facilitando o transporte de bens, num processo de utilidade decisiva para qualquer sociedade.
As primeiras estradas cujo traçado foi possível identificar, de origem pré-histórica, localizavam-se na Ásia, numa vasta área definida entre o Mar Negro, Mar Cáspio, Mar Mediterrâneo e Golfo Pérsico.
A “Estrada Real da Pérsia” unia a Mesopotâmia ao Egipto, desde o Golfo Pérsico ao Mar Egeu, numa distância de aproximadamente 3 000 km, da Pérsia (actual Irão) até ao Egipto, com derivações pela Turquia e Grécia.
O seu início coincidirá com o aparecimento dos primeiros veículos de duas rodas, de que os mais antigos conhecidos – encontrados na Anatólia, construídos pelos sumérios – datam de cerca de 3000 A.C.; os primeiros carros de quatro rodas datarão de cerca de 2400 A.C..
Na mesma época, o antigo sistema rodoviário da China Imperial, já com estradas pavimentadas com pedras, marcava também a sua importância por via da extensão das estradas que se interligavam ao longo de mais de 3 000 km, unindo as principais cidades do império.
Entry filed under: Da Vinci.




1.
Rui MCB | 11 Julho, 2005 às 12:15 pm
Mais uma excelente ideia Leonel. Este fim de semana estive a ver um documentário sobre o metropolitano de Nova Iorque e dei por mim a pensar que há muito material sobre o qual há alguma curiosidade (pelo menos eu tenho e julgo não estar só) que poderia dar bons documentários sobre o nosso país. Os metropolitanos e a sua história, as auto-estradas e por aí fora. Uma outra espécie de ir para fora cá dentro. Outras viagens pelo país sem ser apenas pela história (sempre interessante) de José Hermano Saraiva.
2.
Leonel Vicente | 11 Julho, 2005 às 1:17 pm
Nos próximos dias, o tema é “Estradas”… e outras “Grandes Vias”.
A ideia é mesmo essa, é a de satisfazer alguma curiosidade que vou tendo sobre alguns temas…
3.
Rui MCB | 11 Julho, 2005 às 3:14 pm
Então força.
Na Lusa tens por exemplo uma notícia curiosa de hoje:
“LusaRádio:Maior navio de contentores a escalar em Portugal está hoje em Lisboa”