Archive for 6 Julho, 2005
JOGOS OLÍMPICOS 2012 – CIDADES CANDIDATAS

Jacques Rogge, Presidente do Comité Olímpico Internacional, anunciará hoje, em Singapura, a cidade que organizará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012, que será eleita no decorrer da 117º sessão do COI.
Das 9 cidades que, há cerca de dois anos, apresentaram a sua candidatura – Havana (Cuba), Istambul (Turquia), Leipzig (Alemanha), Londres (Inglaterra), Madrid (Espanha), Moscovo (Rússia), Nova Iorque (EUA), Paris (França) e Rio de Janeiro (Brasil) – foram seleccionadas para a votação de hoje: Paris, Nova Iorque, Moscovo, Londres e Madrid.
Apesar de não ter sido estabelecida uma hierarquia das candidaturas, Paris e Londres são as cidade que apresentaram os melhores dossiers de candidatura, seguidas por Nova Iorque e Madrid.
Hoje, em Singapura, as cidades candidatas procedem a uma apresentação final aos membros do COI, com a duração de cerca de 1 hora, pela seguinte ordem, conforme sorteio: Paris, Nova Iorque, Moscovo, Londres e Madrid.
São cerca de 100 os membros do Comité Olímpico Internacional com direito a voto (tendo sido excluídos os membros representantes de cada um dos países das cidades candidatas); os votos (secretos) serão processados de forma electrónica. Para ser designada como vencedora, será necessária uma maioria de 50 % mais um voto; a cada votação, a cidade com menor votação será excluída do processo.
O anúncio da cidade vencedora está previsto para cerca das 12h30.
P.S. “And the winner is… London”!
DESENVOLVIMENTO HUMANO (III)
De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2004 das Nações Unidas, os países sofrendo de piores condições em termos de desenvolvimento humano são da:
– África Sub-Sahariana (21 países – Serra Leoa, Níger, Burkina Faso, Mali, Burundi, Guiné-Bissau, Moçambique, Etiópia, República Centro Africana, R. D. Congo, Chade, Angola, Malawi, Zâmbia, Costa do Marfim, Tanzânia, Benin, Guiné-Conacry, Ruanda, Senegal e Eritreia);
– a par de 3 Estados Árabes (Djibouti, Iémen e Sudão);
– 1 da Ásia Oriental e Pacífico (Timor-Leste);
– 1 do Sul da Ásia (Paquistão); e
– 1 da América Latina (Haiti);
integrando portanto 4 países de expressão oficial portuguesa.
Para além da situação destes 27 países – que deverá constituir uma prioridade mundial absoluta – há outros 27 em situação bastante precária: mais 17 da África Sub-Sahariana, 3 da Europa de Leste e ex-URSS (Tajiquistão, Moldávia e Quirguizistão), 3 Estados Árabes (Marrocos, Egipto e Argélia), 2 da Ásia Oriental e Pacífico (Laos e Papua-Nova Guiné), 1 do Sul da Ásia (Nepal) e 1 da América Latina (Guatemala).
Estes países necessitam urgentemente na nossa (também da sua!…) atenção.




