DESENVOLVIMENTO HUMANO (I)
As pessoas são a verdadeira riqueza das nações; o objectivo essencial do desenvolvimento é o alargar das “liberdades humanas”, consubstanciado no conceito de “bem-estar”. Por outro lado, numa sociedade justa, o progresso deveria beneficiar todos os indivíduos de forma equitativa.
A nível mundial, o progresso em termos de desenvolvimento humano atingiu um grau sem precedente; entre 1960 e 2000, a esperança média de vida nos países em desenvolvimento passou de 46 para 63 anos; em 1975, cerca de metade dos adultos não sabia ler; em 2000, a taxa de iliteracia reduziu-se a metade; o rendimento per capita mais que duplicou em termos reais (de 2 000 para 4 200 dólares/ano).
Não obstante, subsistem massivas privações humanas: mais de 800 milhões de pessoas subnutridas; cerca de 100 milhões de crianças não frequentam a escola; mais de 1 bilião de pessoas (1/6 do total) sobrevive com menos de 1 dólar por dia!
Existem ainda cerca de 1,8 biliões de pessoas vivendo em países em que os regimes políticos não garantem as liberdades democrática, política e civil. Cerca de 900 milhões de pessoas integram grupos que sofrem ainda de discriminação étnica, religiosa, racial ou linguística.
[2430]
Entry filed under: Sociedade.



