DESENVOLVIMENTO HUMANO (I)

4 Julho, 2005 at 8:55 am

As pessoas são a verdadeira riqueza das nações; o objectivo essencial do desenvolvimento é o alargar das “liberdades humanas”, consubstanciado no conceito de “bem-estar”. Por outro lado, numa sociedade justa, o progresso deveria beneficiar todos os indivíduos de forma equitativa.

A nível mundial, o progresso em termos de desenvolvimento humano atingiu um grau sem precedente; entre 1960 e 2000, a esperança média de vida nos países em desenvolvimento passou de 46 para 63 anos; em 1975, cerca de metade dos adultos não sabia ler; em 2000, a taxa de iliteracia reduziu-se a metade; o rendimento per capita mais que duplicou em termos reais (de 2 000 para 4 200 dólares/ano).

Não obstante, subsistem massivas privações humanas: mais de 800 milhões de pessoas subnutridas; cerca de 100 milhões de crianças não frequentam a escola; mais de 1 bilião de pessoas (1/6 do total) sobrevive com menos de 1 dólar por dia!

Existem ainda cerca de 1,8 biliões de pessoas vivendo em países em que os regimes políticos não garantem as liberdades democrática, política e civil. Cerca de 900 milhões de pessoas integram grupos que sofrem ainda de discriminação étnica, religiosa, racial ou linguística.

[2430]

Entry filed under: Sociedade.

BLOGUITICA – 2 ANOS EXPOGUADIANA


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Julho 2005
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.