Posts filed under ‘Media e Comunicação’
USO DA INTERNET PELOS JORNALISTAS
A ler: “Os jornalistas portugueses e a Internet”, por João Messias Canavilhas, docente da Universidade da Beira Interior – apresentando alguns resultados de estudo sobre o uso da Internet pelos jornalistas portugueses.
(via Ponto Media).
[1910]
"ÍNTIMA FRACÇÃO"
Regressou ao “éter”!
Desde o passado fim-de-semana, todas as noites de Domingo para Segunda, à meia-noite, agora na RUC (Rádio Universidade de Coimbra), na frequência 107.9 FM.
A “Íntima Fracção“, histórico programa de rádio de Francisco Amaral, poderá também ser ouvida via Internet.
“Pouco para dizer, muito para escutar, tudo para sentir”…
Há 1 ano no Memória Virtual – Propinas
[1798]
ONDE É QUE NÓS FALHÁMOS?
A TVI anuncia impante e “orgulhosa” (estará mesmo?!…) que a estreia da sua “Quinta” teve uma audiência de cerca de 4,5 milhões de portugueses, com um “share” de 60 %.
Ainda há três dias, muito se falou do que foi talvez o programa de maior impacto social na televisão portuguesa, o “Zip Zip”. É curioso que tanto se fale tanto de um programa de que as pessoas com menos de 40 anos não terão, na generalidade, qualquer memória (não é do “meu tempo”…) e, em que as pessoas que tiveram o privilégio de a ele assistir, não deixariam de ser (nos finais da década de 60, inícios dos anos 70) uma “minoria”.
Mas já muitos mais tiveram a oportunidade de ver, por exemplo, espectáculos televisivos e culturais como o concurso “A Visita da Cornélia”.
A pergunta é simples (a resposta é que será mais complexa…): “Onde é que nós (todos) falhámos, na nossa evolução social, económica, cultural, para termos feito este percurso, de “nivelamento por baixo”, de primado da “televisão fast-food”, de grande pulsão voyeuristica“?
P. S. Desde domingo até agora, vi (no total) cerca de 15 minutos da “Quinta”; pareceu-me um “one man show” (rodeado por mais um conjunto de “maus actores”), sem qualquer interesse que possa sustentar as anunciadas audiências, no que espero venha a ser mais uma confirmação do esgotamento do modelo “Big Brother”.
Há 1 ano no Memória Virtual – Constituição Europeia
[1764]
FIALHO GOUVEIA
A minha memória de hoje é a da primeira imagem que retenho da televisão; há 30 anos, comecei a conhecer o rosto e a voz de um dos maiores profissionais da televisão e rádio em Portugal, talvez o meu maior “ídolo”, com um percurso que acompanhou toda a minha infância, juventude e idade adulta.
Hoje curvo-me respeitosamente perante a sua memória. Até sempre, José Fialho Gouveia!
[1757]
SEINFELD
A partir de hoje, às 23 horas, às Terças, Quartas e Quintas, a SIC Radical procede a redifusão de todos os (180) episódios do Seinfeld. Verdadeiro “serviço público”!
“Escrita pelo próprio Jerry Seinfeld e Larry David, a série, feita a partir de vulgares situações ocorridas no dia a dia de cada um, é sarcástica, inteligente e despretenciosa. O feliz elenco e as personagens criadas – Jerry Seinfeld (ele mesmo), Julia Louis-Dreyfus (Elaine), Michael Richards(Kramer) e Jason Alexander (George) – contribui para o êxito esmagador desta comédia. Seinfeld é um profissional do stand-up comedy(talvez até seja o primeiro exemplo mostrado e seguido em Portugal) e tem no seu grupo de amigos a fonte de inspiração ideal. Analisam tudo e mais umas botas, são insuperáveis na arte de desconversar e juntos parecem capazes de prolongar infinitamente este sucesso em capitulos. Nunca um programa sobre nada teve tanto encanto.”
Há 1 ano no Memória Virtual – O poder da Net
P. S. Nos próximos dias, estarei em “serviços mínimos”, bastante ocupado com a organização deste “mega-evento“…
[1741]
CORTO MALTESE
A partir de hoje, a cada segunda-feira, e durante 16 semanas, o “Público” vai editar (por mais 4 euros), os livros de Corto Maltese, uma genial criação de Hugo Pratt. A não perder!
“Corto Maltese nasceu em La Valeta (Malta) em 1886, de pai inglês (Cornualha) e mãe espanhola (andaluza, a residir em Gibraltar). Tem nacionalidade britânica e domicílio em Antígua, nas Antilhas Inglesas. Marinheiro de profissão, solteiro, tem 1,87 m de altura, olhos negros e exibe um brinco na orelha esquerda. A sua biografia é difícil de estabelecer, tantas são as zonas de mistério e sombra…”
Há 1 ano no Memória Virtual – “ZX Spectrum”
[1733]
MUSEU DA RÁDIO
“NÃO DEIXEM O MUSEU DA RÁDIO DESAPARECER”
Este é um apelo com origem no “blogue Indústrias Culturais“, reforçado pelo “A Rádio em Portugal“:
“Ao internauta que lê esta mensagem
Por favor, participe civicamente na defesa do Museu da Rádio. Envie uma carta, em tom gentil, à administração da RTP (Avenida Marechal Gomes da Costa, 37 – 1800-255 Lisboa), sublinhando a importância cultural do museu, na sua totalidade, e mostrando o alarme que a notícia causou em toda a comunidade cultural do país. O desaparecimento do Museu é uma grande perda para todos. Ou, pelo menos, que sejam explicadas à opinião pública as vantagens da integração numa outra entidade. É que o silêncio se tornou num elemento altamente perturbador.”
[1291]
“SÁBADO”
Foi lançada ontem uma nova revista de actualidade, a “Sábado“, editada pelo Grupo Cofina-Investec, com Direcção Editorial de João Marcelino, dirigida por João Gobern, com a colaboração de Filomena Martins e Martim Avillez Figueiredo.
O Chefe de redacção é André Macedo e o Redactor principal Ferreira Fernandes. Conta ainda com os cronistas Alberto Gonçalves, José Sócrates, Miguel Monjardino, Pacheco Pereira e Pedro Santana Lopes.
Diz o seu Estauto Editorial: “A SÁBADO é uma revista semanal de Grande Informação, dirigida com total independência política, ideológica, religiosa e económica e escrupulosamente respeitadora da Constituição da República Portuguesa”.
“A partir de hoje, sabe o leitor que pode contar com este desafio de saber mais, com a ajuda de uma revista que quer dar-lhe todas as pistas para que, depois, possa pensar por si mesmo.” (João Gobern).
[1287]
ÍNTIMA FRACÇÃO – 20 ANOS
Parabéns ao Francisco Amaral pelos 20 anos de Íntima Fracção, infelizmente “fora do ar”, após a “reestruturação da grelha da TSF”… Esperamos ter de regresso a “Íntima Fracção” a breve prazo.
A “comemoração” dos 20 anos pode ser ouvida na RUC (Rádio Universidade de Coimbra – 107.9) e na RUM (Rádio Universitária do Minho – 97.5). Também haverá emissão [em linha] que ficará disponível para download na ESEC Rádio online.
P. S. A propósito de rádio (e, em particular, de TSF…), referência à página de João Paulo Meneses, “Tudo o Que se Passa na TSF” (o livro, agora na Internet).
P. S. 2 – Novos agradecimentos, ao Sardoal Virtual e Doendes & Duentes.
[1177]
"DIÁRIO DE LISBOA" EM FORMATO DIGITAL
Numa iniciativa da Fundação Mário Soares, as edições do jornal “Diário de Lisboa”, publicado entre 7 de Abril de 1921 e 1990, foram integralmente digitalizadas (num total de cerca de 800 mil páginas), encontrando-se já disponíveis para consulta (na biblioteca da Fundação, tendo os terminais de computador acesso a uma base de dados) as edições até 1970.
Encontra-se em estudo a eventual disponibilização de consulta destes arquivos via Internet.
O “Diário de Lisboa” foi um jornal de cariz político, de esquerda, de característica intelectual, com suplementos literários.
P. S. Os socialistas europeus iniciaram ontem um “blogue“, a propósito das próximas eleições para o Parlamento Europeu.
[1093]



