O Pulsar do Campeonato – 17ª Jornada

29 Janeiro, 2022 at 11:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 27.01.2022)

Os quatro primeiros da pauta classificativa voltaram a ganhar – contrariamente ao quarteto de perseguidores mais directos, todos eles derrotados nesta 17.ª ronda – consolidando posições, mostrando firmeza, antes de uma “cimeira” ao mais alto nível, agendada para a próxima jornada, em que se defrontarão entre si… mas apenas após três semanas.

O líder, U. Tomar, somou a nona vitória consecutiva no campeonato, desde o início de Novembro de 2021 (totalizando dez, contando com o jogo da Taça do Ribatejo), já a terceira melhor sequência da centenária história do clube: o “record é de 14 triunfos sucessivos, entre Março a Outubro de 1988; seguindo-se uma série de 11 vitórias, de Novembro de 1997 a Janeiro de 1998.

Por seu lado, o Rio Maior ganhou também os seus últimos oito jogos, tendo o Fazendense somado o quinto triunfo nas últimas seis jornadas; quanto ao Mação, aplicou também “chapa 4” em Ourém. Por curiosidade, quatro dos cinco clubes anteriormente classificados entre o 11.º e o 15.º lugar foram os outros vencedores do passado fim-de-semana, numa ronda sem qualquer empate.

Destaques – Começando pelo encontro de maior cartaz (5.º contra o 3.º classificado), o Fazendense impôs-se por 2-0 em Alcanena, frente ao Alcanenense – que tinha vencido cinco dos seus últimos sete jogos para o campeonato –, tendo, pois, o grupo das Fazendas confirmado atravessar fase muito positiva, pese embora a distância para os dois primeiros seja significativa.

Na disputa pelo 3.º lugar está também o Mação, somente um ponto abaixo do Fazendense, mas com um jogo a menos, que venceu inequivocamente, em terreno alheio, o At. Ouriense, por 4-2 –  com o grupo de Ourém a somar quarto desaire nos últimos cinco jogos (incluindo derrotas ante os dois últimos classificados, Ferreira do Zêzere e Glória do Ribatejo, sendo que o melhor que conseguiu, nesse período, foi uma “épica” recuperação, de 0-4 para 4-4, nos derradeiros dez minutos da partida frente ao Cartaxo), tendo caído entretanto para arriscado 13.º lugar.

Precisamente, o último destes realces vai para a categórica vitória do Ferreira do Zêzere na recepção ao Cartaxo, goleando por 4-1, ampliando assim para dez os pontos conquistados nos seus últimos cinco jogos (três vitórias e um empate, apenas tendo sofrido derrota tangencial nas Fazendas de Almeirim), face a um único ponto obtido nos primeiros doze encontros!

Surpresas – A jornada só não foi completamente positiva para os ferreirenses devido a algumas surpresas verificadas, a maior de todas elas o inesperado triunfo do U. Almeirim ante o Abrantes e Benfica, que, depois de se ver em desvantagem por 0-2 logo aos seis minutos de jogo, consumaria, de forma sensacional, a reviravolta no marcador, com dois golos em período de compensação, acabando por ganhar por 3-2 – dando sequência muito positiva à surpresa que protagonizara já na jornada anterior, tendo ido vencer no Cartaxo.

Os almeirinenses somam agora 15 pontos, reduzindo para três o atraso face ao At. Ouriense, mantendo quatro pontos de avanço para o Ferreira do Zêzere. Por seu lado, os abrantinos somaram a quinta derrota nos sete últimos jogos, tendo baixado ao 6º posto.

Também o Benavente – que, tal como o U. Tomar, não jogava desde 19 de Dezembro – surpreendeu em Torres Novas, ganhando por 2-1 (depois de, nesse último desafio, ter vencido também, frente ao At. Ouriense), integrando agora um quarteto, que partilha a 7.ª à 10.ª posição, justamente com o Torres Novas, Amiense e Cartaxo, seis pontos acima do U. Almeirim (13.º).

Menos surpreendente terá sido a vitória (3-1) do Amiense em Salvaterra de Magos, no que se constitui no terceiro desaire sucessivo do Salvaterrense, o que se reflecte na queda até ao 12.º lugar, a par do Samora Correia, ambos a um ponto do “mini-pelotão” anteriormente referido.

Confirmações – Para o fim ficam, desta feita, os primeiros, os quais, com a naturalidade expectável, confirmaram sobejamente o favoritismo que lhes era conferido.

O Rio Maior recebeu e bateu o Samora Correia por 3-1, mantendo assim a distância de quatro pontos face ao comandante, sendo que tem agora um jogo a menos que os nabantinos – preservando fantástico registo defensivo, de apenas sete golos sofridos nos 15 jogos que disputou.

Quanto ao U. Tomar, após um interregno de cinco semanas desde o último desafio que realizara (vitória em Amiais de Baixo, a fechar a primeira volta), goleou o “lanterna vermelha”, Glória do Ribatejo, por esclarecedores 4-0, dilatando para 44 a marca de golos apontados (em 16 partidas – à excelente média de 2,75 golos/jogo, tendo marcado em todos os encontros).

Os unionistas tiveram uma entrada em jogo a ritmo “moderado”, o que possibilitou ao adversário a manutenção do nulo até ao intervalo. Mas, no recomeço, dois golos de rajada, em cerca de dois minutos, ditaram o desfecho, que se confirmaria com outros dois tentos no quarto de hora final.

II Divisão Distrital – Foi uma jornada a “meio gás” a do passado Domingo, apenas tendo sido realizados sete dos doze confrontos agendados.

Os principais candidatos ao apuramento para a fase final – actuais dois primeiros classificados de cada uma das séries – estiveram de pontaria afinada, tendo, todos esses seis clubes, averbado goleadas: Forense (3-0 frente ao U. Santarém “B”), Águias de Alpiarça (4-1 ao Paço dos Negros), Fátima (3-0 ao Caxarias) e Moçarriense (3-0 com o At. Pernes), todas em terreno alheio; e Espinheirense (3-0 perante o Abrantes e Benfica “B”), com o Entroncamento a obter o resultado mais volumoso (6-0, na recepção ao Goleganense).

Com a vitória no “derby” municipal, em Pernes, a turma da Moçarria atingiu, agora sim, as dez vitórias no campeonato, com um registo perfeito de 30 pontos em dez jogos disputados!

Liga 3 – No duplo embate ante o histórico V. Setúbal, o U. Santarém começou por perder (1-3), no reduto dos sadinos, no dia 20, em jogo em atraso, tendo-se desforrado, na segunda-feira, 24, com concludente 4-1. Em função deste triunfo os escalabitanos (agora com 16 pontos em 16 jogos) subiram ao 9.º posto, relegando Cova da Piedade, Oriental Dragon e Oliveira do Hospital.

Campeonato de Portugal – O Coruchense obteve também resultado positivo, empatando a uma bola em Sintra, ante o 3.º classificado, Sintrense. A turma do Sorraia reparte o 6.º lugar com o Sacavenense, mas só com três pontos de vantagem face ao último classificado, agora O Elvas.

Antevisão – Os campeonatos distritais voltam a parar duas semanas, apenas sendo retomados a 13 de Fevereiro: o próximo fim-de-semana é reservado a torneio de selecções distritais, estando agendados para dia 6 os jogos dos 1/8 final da Taça do Ribatejo, com destaque para os confrontos: Rio Maior-Mação e Benavente-Fazendense, cabendo ao U. Tomar receber o Entroncamento, líder de série da II Divisão, que perdeu… com a equipa “B” do União há menos de quinze dias.

Na Liga 3, o U. Santarém desloca-se, este Sábado, à Cova da Piedade (10.º), recebendo, na semana seguinte, o Alverca (4.º). No Campeonato de Portugal, o Coruchense recebe o Rabo de Peixe (8.º) – que surpreendeu, batendo o líder, em Pêro Pinheiro, adversário seguinte do grupo de Coruche.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 27 de Janeiro de 2022)

Entry filed under: Tomar.

O Pulsar do Campeonato – 16ª Jornada Rafael Nadal – 21.º Grand Slam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2022
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: