O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo – 1/4 de final

9 Fevereiro, 2020 at 11:00 am Deixe um comentário

O pulsar do campeonato - 2019-20 - TRibatejo-1-4-final

(“O Templário”, 06.02.2020)

Confirmando a muito boa temporada que têm vindo a realizar, os três primeiros classificados do campeonato, U. Almeirim, Fazendense e U. Tomar – três favoritos que, nesta ronda, actuando em terreno alheio, não vacilaram –, reúnem-se também nas meias-finais da Taça do Ribatejo, tendo por parceiro o Samora Correia, equipa que prossegue numa sequência bastante positiva de resultados nas últimas semanas.

Destaques – O Goleganense até vinha de uma goleada de 7-0 frente à equipa “B” do Fazendense, no seu campeonato (escalão secundário), na semana anterior, tendo também goleado, na eliminatória precedente da Taça, o Ortiga, por 5-0; porém, não teve possibilidade de oferecer qualquer resistência perante a máquina “trituradora” em que se parece ter tornado o líder da I Divisão, U. Almeirim, o qual, encarando este desafio com seriedade, impôs um demasiado pesado “placard” de 8-0 na Golegã!

Depois de ter afastado também, já antes, o Amiense (mas, neste caso, apenas no desempate da marca de grande penalidade), os almeirinenses marcam presença nas meias-finais da competição pela primeira vez na última década.

Aí irão encontrar o Fazendense, para dois “derbies”, com o grupo das Fazendas de Almeirim – o mais titulado da prova, sendo o único clube com quatro troféus no seu palmarés – a atingir tal fase pela 5.ª vez nos dez anos mais recentes, depois de ter deixado para trás, sucessivamente, Espinheirense, Abrantes e Benfica e, agora, nos 1/4 de final, a turma da Glória do Ribatejo, onde, num reduto difícil e frente a um adversário também com tradição na Taça, ganhou por categórica marca de 4-1.

Um aliciante embate em perspectiva, em duas mãos, cujos jogos se encontram agendados para os próximos dias 23 de Fevereiro e 15 de Março.

Confirmações – Quanto ao U. Tomar, mantém igualmente uma campanha irrepreensível na Taça do Ribatejo: depois de golear o Marinhais (4-1) e o Coruchense (5-1) nas eliminatórias anteriores, foi agora vencer no terreno do Pego, por 3-1, apurando-se, assim, para as meias-finais, o que consegue pela segunda vez em três anos.

Não obstante, tal como sucedera na partida do campeonato, os pegachos chegaram a assustar, tendo, desta feita, inclusivamente começado por se colocar em vantagem, logo nos minutos iniciais. Apesar de tal contrariedade, os unionistas, fazendo sobressair em campo a grande diferença de potencial entre ambas as formações, conseguiriam, com naturalidade, operar a reviravolta no marcador, para, já no segundo tempo, ampliarem a contagem para 3-1, colocando-se a cobro de qualquer nova surpresa.

O quarto desafio destes 1/4 de final colocava frente-a-frente o Samora Correia e o Torres Novas, tendo os samorenses conseguido, “in-extremis”, inverter a tendência histórica desfavorável ante este oponente, garantindo o apuramento, pela primeira vez nos últimos dez anos, para as meias-finais da Taça do Ribatejo, fase em que encontrarão o U. Tomar.

De facto, tendo os torrejanos marcado, ainda relativamente cedo, o golo que lhes conferiu vantagem, apenas mesmo em cima do final do tempo regulamentar, os visitados conseguiriam restabelecer a igualdade (1-1), forçando assim o desempate da marca de grande penalidade, no qual seriam mais eficazes, dando assim a melhor sequência ao triunfo averbado em Mação na ronda anterior (depois de terem também já afastado, previamente, o Ferreira do Zêzere).

Campeonato de Portugal – O encontro dos dois únicos representantes do Distrito nos Nacionais, entre Fátima e U. Santarém – o qual, à partida, dada a conjuntura actual, se afigurava já de desfecho imprevisível –, acabou por revelar-se um empolgante desafio, com contornos inusuais e envolvendo algum “dramatismo”: depois de os fatimenses terem chegado ao intervalo a ganhar por 3-0, na segunda metade, os escalabitanos, com sensacional recuperação, acabariam por vir a restabelecer a igualdade (3-3 – atingindo assim quinto jogo consecutivo sem perder), tendo o terceiro golo sido apontado já em período de compensação, na conversão de grande penalidade.

Em função deste resultado, o Fátima resiste ainda na 2.ª posição, em igualdade pontual com o Caldas, enquanto o U. Santarém integra um trio, com Oliveira do Hospital e Águeda, entre o 13.º e o 15.º posto, para já com vantagem do clube do Distrito de Coimbra nos critérios de desempate.

Antevisão – Na retoma dos campeonatos distritais, no escalão principal as atenções estarão focadas, principalmente, no U. Almeirim-Amiense (a turma de Amiais de Baixo foi, até agora, a única a não perder com os almeirinenses, nesta temporada) e Samora Correia-Fazendense.

Por seu lado, U. Tomar, recebendo o Rio Maior, e Coruchense, que visita a Moçarria, são favoritos a vencer. Anota-se que esta 18.ª jornada teve já um jogo antecipado, disputado no passado fim-de-semana, tendo o Abrantes e Benfica vencido (1-0) em Ferreira do Zêzere.

Na II Divisão, destacam-se os confrontos Caxarias-Tramagal e Forense-Pontével, para além do “derby” Salvaterrense-Marinhais e do “quase derby”, U. Tomar “B”-Ferreira do Zêzere “B”.

No Campeonato de Portugal, a jornada 21 perfila-se de grau de dificuldade máximo para os clubes do Distrito, que se cruzam com os dois primeiros classificados! O Fátima viaja até aos Açores, para defrontar o líder destacado, Praiense, cabendo ao U. Santarém receber o parceiro dos fatimenses no 2.º lugar, Caldas. Veremos se será possível retirar algo de positivo destes desafios.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 6 de Fevereiro de 2020)

Entry filed under: Tomar.

Cristiano Ronaldo – Golos Óscares – 2020 – Vencedores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2020
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: