O Pulsar do Campeonato – 8ª Jornada

26 Novembro, 2017 at 12:00 pm Deixe um comentário

Pulsar-08

(“O Templário”, 23.11.2017)

No jogo grande da 8.ª ronda do Distrital da I Divisão, o Mação, recebendo o União de Tomar, somou segundo empate sucessivo; não obstante, beneficiou da derrota do Torres Novas para ampliar a sua vantagem na liderança, agora de quatro pontos, face a torrejanos e a uma equipa do Fazendense que tem vindo a subir na tabela, a par dos maçaenses a única que mantém a invencibilidade na prova, num campeonato que promete ainda muita animação.

Destaques – O principal realce vai precisamente para o triunfo do Fazendense no Cartaxo (2-1), no que traduz o terceiro desaire caseiro dos cartaxeiros em outros tantos jogos disputados! Por seu lado, a turma de Fazendas de Almeirim, com um desempenho muito regular, até agora similar em casa e fora do seu reduto (2 vitórias e 2 empates), aproximou-se do topo, ascendendo ao 2.º lugar, curiosamente com o mesmo número de golos marcados e sofridos que o líder.

Outro grande destaque vai para mais uma vitória (1-0) – a quarta consecutiva, na que será a melhor série de sempre do clube no principal escalão – do Ferreira do Zêzere, desta feita em Abrantes, ante a U. Abrantina (que vinha de um triunfo em Riachos), o que lhe possibilitou ascender a uma magnífica 6.ª posição na pauta classificativa, somente a três pontos do 2.º posto!

Merece ainda um sublinhado particular a goleada (6-0) imposta pelo At. Ouriense, na recepção aos Empregados do Comércio, uma equipa que vinha de um empate frente ao comandante, mas que tem alternado bons resultados com outros menos conseguidos. Confirmou-se a tendência de anos anteriores, com os Caixeiros a sofrerem a quarta goleada em Ourém em quatro jogos.

Confirmações – Nas outras quatro partidas, os desfechos verificados podem enquadrar-se dentro do que seria expectável.

Desde logo, em Mação, frente ao líder, o U. Tomar uma vez mais demonstrou não ser inferior a qualquer adversário neste campeonato. Contudo, tal continua a não ser patente na tabela, tendo os unionistas baixado agora a um modesto 8.º lugar (a par do Amiense), somando apenas metade dos pontos até agora em disputa. Num desafio que podia marcar o relançar dos tomarenses no campeonato – que continuam sem vitórias em terreno alheio, após quatro jogos –, o melhor que foi possível foi o empate, alcançado já na fase final do encontro, apesar de ter havido ainda possibilidade para chegar ao triunfo, no 6.º minuto do tempo de compensação…

Por agora, uma igualdade (1-1) que serviu bem melhor os interesses dos maçaenses, que não só mantêm distâncias, como, inclusivamente, ampliaram a vantagem face aos rivais mais próximos (Torres Novas e Samora Correia foram ambos derrotados). Mas o campeonato é longo e o pelotão de perseguidores é vasto, com nada menos de oito clubes (do 2.º ao 9.º classificado) concentrados num intervalo de apenas quatro pontos!

Em Almeirim, o União local regressou às vitórias, batendo o Samora Correia por 2-0, subindo assim ao 4.º posto, somente um ponto abaixo do duo que reparte a 2.ª posição, tendo ultrapassado, precisamente, os samorenses, que caíram dois lugares, para 5.º.

O Amiense, recebendo o Torres Novas, conseguiu enfim pôr cobro a um ciclo de quatro derrotas consecutivas, ganhando também por 2-0, igualando o União de Tomar na classificação.

Por fim, na Moçarria, os donos da casa alcançaram o primeiro triunfo no campeonato (2-1), agravando ainda mais a já delicada situação do Riachense, “lanterna vermelha”, agora a cinco pontos da “linha de água”, acima da qual se posicionou o seu opositor desta jornada. Se excluirmos o Cartaxo desta disputa, poderá começar a antever-se que a luta pela manutenção será, pelo campeonato adiante, o “dia-a-dia” do quarteto actualmente na cauda da tabela, incluindo, para além de Moçarriense e Riachense, também os Caixeiros e a U. Abrantina.

II Divisão Distrital – Na série mais a Norte, o principal realce vai para o Tramagal, goleando o Espinheirense por 3-0, somando o quarto triunfo sucessivo, tendo-se isolado na liderança, com o pleno de pontos, beneficiando ainda do empate do Aldeiense (2-2) com o Rio Maior.

A Sul, já na 6.ª jornada, o Benavente foi vencer a Salvaterra (2-0), mantendo o comando, três pontos acima do Glória do Ribatejo (que goleou também por 3-0 o Benfica do Ribatejo), equipa que regista um jogo a menos. De assinalar ainda a vitória (3-1) obtida pelo Barrosense em Santarém, ante o União local, mantendo assim a 3.ª posição nesta série.

Antevisão – Na I Divisão Distrital, a 9.ª jornada “promete”, em especial com duas partidas em que se defrontarão os actuais quatro primeiros classificados!

O guia, Mação, terá mais um sério teste, visitando Torres Novas, para defrontar um dos seus mais próximos rivais na tabela, não sendo todavia expectável que possa vir a ver quebrada a sua invencibilidade na prova. Por outro lado, destaque também para o “derby” Fazendense-U. Almeirim, respectivamente no 2.º e 4.º lugar, separados por apenas um ponto, um desafio que poderá dar também indicações sobre as aspirações futuras de cada uma destas formações.

O União de Tomar terá nova oportunidade para, na deslocação à Ribeira de Santarém, frente aos Empregados do Comércio, procurar chegar ao primeiro triunfo “fora de portas”.

Na II Divisão, a Norte, o Tramagal tem outro encontro de grau de dificuldade elevado, recebendo a U. Atalaiense, enquanto o Aldeiense visita Caxarias. A Sul, o “jogo grande” é, justamente, o que coloca frente-a-frente os dois primeiros: Benavente-Glória do Ribatejo.

No Campeonato de Portugal, de regresso após a pausa para disputa da Taça de Portugal (já sem representantes do Distrito), teremos, agora sim, o aliciante confronto entre Coruchense-Fátima, enquanto o Alcanenense recebe o Lusitânia (Açores), na expectativa de poder voltar às vitórias.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 23 de Novembro de 2017)

Entry filed under: Tomar.

Pedro Rolo Duarte (1964-2017) Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – 2017

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2017
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.