O Pulsar do Campeonato – 3ª Jornada

15 Outubro, 2017 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar-03

(“O Templário”, 12.10.2017)

Após a disputa da 3.ª jornada da I Divisão Distrital, registo para uma situação peculiar: a notória clivagem entre o pelotão dos oito primeiros classificados, compactados num intervalo de apenas três pontos, e o lote dos cinco últimos, que somaram derrotas em todos os três jogos já realizados, caso de que não existe memória recente, assumindo o Cartaxo – que, curiosamente, ainda não se estreou a jogar em casa – uma posição de charneira entre os dois grupos.

Destaques – O principal destaque desta ronda vai para a soberba goleada (5-0) imposta pelo Fazendense face a um irreconhecível Riachense, actual “lanterna vermelha”, culminando uma semana terrível, depois do desaire na Glória do Ribatejo, para a Taça do Ribatejo. Um desfecho que contribui para duas faces da mesma moeda: por um lado, coloca a turma das Fazendas de Almeirim como a mais realizadora da prova, a par do Samora Correia, ao mesmo tempo que implica que o conjunto de Riachos seja, por agora, o mais batido, em parceria com o Ferreira do Zêzere, acumulando cada uma das equipas já uma dezena de tentos sofridos!

E pegando precisamente por aí, pelos referidos “parceiros”, encontraram-se ambos em Samora Correia, com os samorenses a aplicar também “chapa” 5 aos ferreirenses (mas, neste caso, com o marcador final a cifrar-se num inusual 5-2), com a particularidade suplementar de o conjunto de Ferreira do Zêzere ter ainda desperdiçado duas grandes penalidades, que poderiam ter colorido o “placard” de forma ainda mais extraordinaria…

Assim, Fazendense, Samora Correia e U. Almeirim formam agora um trio de perseguição aos líderes, entretanto reduzido ao par constituído por Mação e Amiense, únicas equipas a somar por vitórias as três partidas realizadas. Neste âmbito merece também realce o triunfo averbado pelos almeirinenses na Ribeira de Santarém, batendo os Caixeiros por 2-0.

Para o desmembramento do anterior trio de comandantes, contribuiu um desconcertante At. Ouriense, que vem intervalando os severos desaires sofridos ante o Mação (0-4 para o campeonato, e 1-4, em casa, para a Taça do Ribatejo) com outros desfechos bem positivos, como foi agora o caso da vitória alcançada na deslocação a Torres Novas, impondo-se por categórica marca de 3-1.

Confirmações – Numa ronda sem surpresas a assinalar, o Amiense manteve a “folha limpa”, recebendo e batendo o Cartaxo, mercê de um solitário tento, o suficiente para continuar a liderar a prova. Como referido, este foi o terceiro desafio sucessivo que os cartaxeiros realizaram em terreno alheio, tendo, até ao momento, vencido um, empatado outro e perdido este.

O Mação confirmou o favoritismo, ganhando ao Moçarriense por 3-1, cotando-se, para já, com a entrada mais afirmativa neste arranque de época, comandando o campeonato, e tendo obtido uma notável vitória em Ourém, para a Taça (isto, depois de ter conquistado já a Supertaça).

Os mesmos números (3-1) se verificaram no União de Tomar-U. Abrantina, numa réplica quase integral do encontro dos tomarenses ante o Ferreira do Zêzere, da jornada inaugural, marcando cedo, chegando a vantagem de dois golos, consentindo depois o tento de honra do adversário, antes de confirmar a vitória. Os nabantinos partilham assim o 6.º posto com Torres Novas e At. Ouriense, mantendo-se a três pontos dos guias.

Ao invés, na cauda da tabela, ainda sem pontuar, para além dos três recém-promovidos, Moçarriense, U. Abrantina e Ferreira do Zêzere, também os Empregados do Comércio parecem começar a ver-se novamente envolvidos na zona aflitiva da classificação, um sector que era até agora desconhecido do Riachense, a maior surpresa pela negativa nesta fase inicial da prova.

II Divisão Distrital – Esta época abrangendo um total de 21 clubes participantes, repartidos em duas séries (uma de dez equipas e outra com onze), o segundo escalão do futebol distrital teve o seu arranque no passado fim-de-semana, apenas na série mais a Sul (Série B), com destaque para as vitórias das duas formações do município de Benavente, ambas por 2-0: o recém-despromovido Benavente bateu o regressado Pontével; o Barrosense impôs-se ao Forense. Menção ainda para a reedição do “derby” Salvaterrense-Marinhais (três dias apenas após o jogo da Taça, que opôs ambos os grupos), desta feita saldando-se por uma igualdade a um golo.

Campeonato de Portugal – Na 6.ª jornada do Nacional, o grande destaque vai para a goleada aplicada pelo Alcanenense em Sintra, ante o Sintrense, ganhando por 5-1, o que lhe permite ascender ao lote de vice-líderes, a dois pontos do Mafra.

Por seu lado, Coruchense e Fátima, pese embora actuando nos respectivos terrenos, não conseguiram ir além do empate, um nulo no Coruchense-Pêro Pinheiro, e a duas boas, no Fátima-Vilafranquense, resultados que não são os ideais para as necessidades de ambos os clubes; a turma do Sorraia ocupa agora a 7.ª posição, somente dois pontos acima da “linha de água”, enquanto os fatimenses, tendo somado o segundo ponto, mantém a indesejada “lanterna vermelha”, cinco pontos abaixo do último lugar que dará direito à manutenção.

Antevisão – Os campeonatos voltam a sofrer nova paragem no próximo fim-de-semana, para disputa das Taças. Na Taça Ribatejo, na sua 2.ª jornada, o jogo de maior cartaz será, indubitavelmente, o Mação-U. Tomar, um sério teste para os unionistas. Realce ainda para as seguintes partidas: Empregados do Comércio-Samora Correia, U. Almeirim-Glória do Ribatejo, assim como para a curiosidade do reencontro de dois históricos, Torres Novas-Tramagal.

Na Taça de Portugal, já nos 1/32 de final, o Fátima tem um aliciante encontro com o Chaves, enquanto o Coruchense se desloca a Arouca, para defrontar uma equipa que disputava também, na época passada, a I Liga. Missões bem espinhosas para as equipas representantes do Distrito.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 12 de Outubro de 2017)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Mundial 2018 – Qualificação – Zona Europeia Liga dos Campeões – 3ª Jornada (Benfica – Manchester United)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2017
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: