Portugal – Andorra (Mundial 2018 – Qualif.)
7 Outubro, 2016 at 9:37 pm Deixe um comentário
Portugal – Rui Patrício, João Cancelo, José Fonte, Pepe (72m – Gelson Martins), Raphaël Guerreiro (52m – Antunes), Ricardo Quaresma, André Gomes (66m – João Mário), João Moutinho, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e André Silva
Andorra – Josep Antoni Gomes, Jordi Rubio, Ildefons Lima, Marc Vales, Max-Adrio Llovera, Marc García (49m – Moisès San Nicolas), Victor Rodríguez, Marcio Vieira, Marc Rebés, Cristian Martínez (76m – Victor Hugo Moreira) e Jordi Aláez (73m – Marc Pujol)
1-0 – Cristiano Ronaldo – 2m
2-0 – Cristiano Ronaldo – 4m
3-0 – João Cancelo – 44m
4-0 – Cristiano Ronaldo – 47m
5-0 – Cristiano Ronaldo – 68m
6-0 – André Silva – 86m
Cartões amarelos – Pepe (35m); Victor Rodríguez (28m), Jordi Rubio (53m) e Ildefons Lima (85m)
Cartões vermelhos – Jordi Rubio (62m) e Marc Rebés (71m)
Árbitro – Oliver Drachta (Áustria)
No regresso a casa após a magnífica conquista do título, em França, no mês de Julho, os Campeões Europeus em título recebiam – numa partida em que os “extremos se tocam” – a historicamente mais fraca das selecções de futebol da Europa, Andorra (203.º lugar no ranking da FIFA, apenas à frente, a nível de selecções europeias, da novel selecção de Gibraltar, que não regista ainda qualquer ponto em tal ranking).
Um jogo que, necessariamente, se adivinhava fácil, mais fácil se tornaria quando o também regressado Cristiano Ronaldo – após a lesão sofrida na Final do “EURO 2016” -, em menos de três minutos e meio, marcou dois golos (um “record” mundial em jogos de qualificação para Campeonatos do Mundo)!
Antecipada que era já a certeza da goleada, faltaria apenas estabelecer a sua expressão, por via do número de golos que a equipa portuguesa conseguisse vir a concretizar.
Contudo, perante uma aguerrida (e algo agressiva) selecção andorrana, o conjunto português, embora nunca deixasse de porfiar, assumindo todas as iniciativas de ataque, com um avassalador domínio em termos de posse de bola, viria, algo compreensivelmente – há já outro desafio, mais exigente, para disputar, logo daqui a apenas três dias – a baixar o ritmo, apenas chegando ao terceiro tento mesmo a findar o primeiro tempo.
Na abertura da segunda metade, como que a “papel químico” da primeira parte, logo no segundo minuto, Cristiano Ronaldo faria o seu terceiro golo, vindo ainda a alcançar o “poker” a meio do segundo tempo.
Nos derradeiros vinte minutos da partida, com a selecção de Andorra entretanto já reduzida a apenas nove elementos, por via de duas expulsões, uma delas, por vermelho directo, na sequência de uma entrada dura sobre Cristiano Ronaldo, que o faria recuar no terreno, Portugal apenas obteria mais um golo, com André Silva – que tanto procurara tal desiderato – a conseguir enfim estrear-se a marcar.
Pelo meio sobrou ainda muito espaço para algumas espectaculares intervenções do guardião de Andorra, a cotar-se como o melhor elemento da sua equipa, a impedir que o marcador tivesse atingido expressão bem mais elevada que o 6-0 final (foram seis, mas poderiam muito bem ter sido dez… ou doze!).
Em síntese, um resultado que se afigura algo escasso face a tão esmagador domínio da equipa portuguesa. Veremos, nas contas finais, se não virão a fazer falta alguns dos golos que esta noite não foram concretizados.
Até porque, noutro encontro de grande relevância para a classificação deste Grupo, a Suíça acabou por ter a felicidade de, após se ter colocado por duas vezes em vantagem na Hungria, tendo contudo permitido aos visitados restabelecer a igualdade, chegar ao golo do triunfo (3-2) já em período de compensação, o que, por agora, lhe confere uma importante vantagem na disputa pelo 1.º lugar.
Segue-se, para Portugal, uma complicada deslocação até às Ilhas Faroé, que, precisamente, provocaram nesta ronda uma enorme surpresa, tendo ido vencer à Letónia.
GRUPO B Jg V E D G Pt 1º Suíça 2 2 - - 5 - 2 6 2º I. Faroé 2 1 1 - 2 - 0 4 3º Portugal 2 1 - 1 6 - 2 3 4º Letónia 2 1 - 1 1 - 2 3 5º Hungria 2 - 1 1 2 - 3 1 6º Andorra 2 - - 2 0 - 7 -
2ª jornada
07.10.2016 – Hungria – Suíça – 2-3
07.10.2016 – Letónia – I. Faroé – 0-2
07.10.2016 – Portugal – Andorra – 6-0
1ª jornada
06.09.2016 – Andorra – Letónia – 0-1
06.09.2016 – I. Faroé – Hungria – 0-0
06.09.2016 – Suíça – Portugal – 2-0
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed