EURO 2016 – Grupo D – 3ª jornada – Croácia – Espanha

21 Junho, 2016 at 8:52 pm Deixe um comentário

CroáciaEspanha2-1

Croácia Danijel Subašić, Darijo Srna, Vedran Ćorluka, Tin Jedvaj, Šime Vrsaljko, Ivan Perišić (90m – Andrej Kramarić)), Marko Rog (82m – Mateo Kovačić), Milan Badelj, Marko Pjaca (90m – Duje Čop), Ivan Rakitić e Nikola Kalinić

Espanha David de Gea, Juanfran, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Jordi Alba, Cesc Fàbregas (84m – Thiago Alcántara), Sergio Busquets, Andrés Iniesta, David Silva, Nolito (60m – Bruno Soriano) e Álvaro Morata (67m – Aritz Aduriz)

0-1 – Álvaro Morata – 7m
1-1 – Nikola Kalinić – 45m
2-1 – Ivan Perišić – 87m

“Melhor em campo” – Ivan Perišić

Amarelos – Marko Rog (29m), Šime Vrsaljko (70m), Darijo Srna (70m) e Ivan Perišić (88m)

Árbitro – Björn Kuipers (Holanda)

Stade de Bordeaux – Bordeaux (20h00)

Tendo os dois contendores garantido já antecipadamente a qualificação (no caso da Croácia, em virtude da derrota da I. Norte ante a Alemanha, esta tarde) – mas ainda com muito em jogo, nomeadamente o vencedor do Grupo e inerentes reflexos em termos de emparelhamentos nos 1/8 de final -, esta seria uma partida repleta de cambiantes, na qual a Espanha entraria praticamente a ganhar, mercê do golo obtido logo aos 7 minutos (o terceiro de Morata, a igualar Bale na lista dos melhores marcadores).

Já em vantagem na classificação, a Espanha ficou então com “a faca e o queijo na mão” (bastava-lhe o empate para confirmar o 1.º lugar); tal não significa que a Croácia tenha “desistido”, continuando a disputar o jogo pelo jogo – beneficiando também, paralelamente, de alguma quebra de ritmo dos espanhóis -, tendo chegado, com justiça, ao tento da igualdade, mesmo a findar o primeiro tempo.

Na segunda parte, perante uma Espanha algo apática, falha de intensidade e concentração, a iniciativa continuou a ser assumida pelos croatas, em crescendo, reclamando uma grande penalidade, não assinalada pelo árbitro, antes de, aos 72 minutos, virem a ser sancionados com um “mais que duvidoso” penalty, que Sergio Ramos desperdiçaria, permitindo a defesa ao guardião contrário, Subašić.

Este lance terá resultado ainda num maior incentivo para a Croácia, que, sem nada a perder, porfiou em busca do golo que lhe proporcionasse a vitória. E, num “golpe de teatro”, o golo acabaria mesmo por chegar, a três minutos do final, provocando como que uma “revolução” neste Europeu.

Efectivamente – derrotada nesta competição ao fim de 12 anos (após o desaire com Portugal no “EURO 2004”, a 20 de Junho de 2004) -, relegada para o 2.º lugar do Grupo, a bi-campeã Espanha é também “empurrada” para a parte baixa do quadro da fase a eliminar (de que faziam já parte, também, a Alemanha, a Itália, a França e a Inglaterra); mais, o desafio dos 1/8 de final, que colocará frente a frente a Espanha e a Itália será como que a “reedição” da Final da precedente edição da prova, em 2012.

Uma (teoricamente) muito má operação da Espanha, que, na sequência – ao invés de ter o “caminho livre” (caso tivesse vencido o Grupo e ficasse integrada na parte superior do quadro) -, poderá vir a ter de defrontar, nos 1/4 de final, possivelmente a Alemanha, e, nas 1/2 finais, eventualmente a França ou Inglaterra.

Quanto a Portugal, começa a ver mais definido o seu futuro na prova – caso se venha a qualificar -, defrontando a Bélgica, Suécia ou Irlanda se vencer o Grupo; a Inglaterra, se terminar no 2.º lugar; ou a Croácia, se se quedar no 3.º posto.

Anúncios

Entry filed under: Desporto, Euro-2016.

EURO 2016 – Grupo C – 3ª jornada – Ucrânia – Polónia EURO 2016 – Grupo D – 3ª jornada – R. Checa – Turquia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2016
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: