O Pulsar do Campeonato – 11.ª jornada

6 Dezembro, 2015 at 11:00 am Deixe um comentário

Pulsar - 11

(“O Templário”, 03.12.2015)

Com a competição definitivamente partida em dois – com Fátima e Cartaxo a fazer um “campeonato à parte”, contando ambos, agora, já com doze pontos de avanço sobre o mais directo perseguidor –, e sabendo-se que as restantes posições têm sido bastante voláteis, em função das escassas diferenças pontuais, o União de Tomar, beneficiando de duas vitórias consecutivas, subiu ao 3.º lugar, sendo, nesta altura, o melhor do campeonato dos doze restantes concorrentes, tendo ainda a vantagem teórica de contar apenas com cinco jogos já disputados em casa (face a seis de U. Almeirim e Riachense, e já sete jogos em casa do Rio Maior).

Destaques – O principal destaque desta jornada vai, necessariamente, para a vitória do líder Cartaxo em Riachos, frente ao Riachense (2-0), ainda mais valorizada na medida em que os cartaxenses se viram penalizados pelo facto de actuar em inferioridade numérica. Após o triunfo averbado na ronda anterior, em Torres Novas, este desfecho – que, paralelamente, traduz o ampliar para sete do número de vitórias consecutivas – vem confirmar, se dúvidas pudessem subsistir, o potencial desta equipa, que promete não dar tréguas ao Fátima.

De realçar também o triunfo do União de Tomar em Ourém, frente ao At. Ouriense, por 2-1, com o tento da vitória a ser alcançado novamente em cima do final do tempo de jogo – tal como sucedera frente ao U. Almeirim –, a premiar o esforço e a crença dos unionistas, que, assim, vão reforçando os níveis de confiança, visando alcançar classificação condigna com o seu real valor e com a condição que ostentam de vice-campeão da época anterior. Ao invés, os oureenses somaram o quinto desaire nos últimos seis jogos, caindo em posição (11.ª) algo preocupante.

Por fim, salienta-se ainda o regresso do Fátima às goleadas – depois do nulo da jornada anterior, em Mação –, impondo-se por categórica marca de 6-0, na recepção ao Moçarriense, clube que vem registando uma tendência de queda na pauta classificativa, tendo somado um único ponto nas últimas cinco jornadas, vendo aproximar-se perigosamente os dois últimos classificados.

Surpresas – A grande surpresa desta ronda foi a vitória do Amiense em Fazendas de Almeirim, face ao Fazendense (2-0), proporcionando à turma de Amiais de Baixo praticamente recolar ao pelotão, agora somente a três pontos do At. Ouriense… e do seu opositor nesta jornada, que, depois de uma sucessão de quatro empates, voltou a ser derrotado. Colocada que estará de lado a possibilidade de discutir os (dois) primeiros lugares, a motivação do grupo fazendense começará a ressentir-se, em prejuízo do nível de rendimento que seria expectável.

Uma “meia-surpresa” terá sido a vitória do U. Almeirim sobre o Torres Novas (3-2), pese embora os almeirinenses confirmem a sua boa campanha em casa (onde registam já quatro triunfos e dois empates, mantendo a invencibilidade caseira), tendo, por outro lado, somado o quinto jogo consecutivo sem derrota, ciclo apenas superado pelos dois primeiros classificados; mais inesperada é a série de quatro desaires consecutivos dos torrejanos – o pior ciclo de todos os concorrentes, neste campeonato, apenas igualado pela U. Abrantina (entre a 5.ª e a 8.ª jornadas).

Confirmações – Seriam de alguma forma previsíveis os desfechos do encontro Rio Maior – Empregados do Comércio (1-1), com a turma de Santarém a registar o sexto empate nos últimos oito jogos, continuando sem conseguir ganhar após as três vitórias que averbara nas três jornadas iniciais da prova; assim como o outro empate (nulo no marcador), na partida entre U. Abrantina e Mação, no que constitui a quarta igualdade sucessiva para os maçaenses, e, paralelamente, o terceiro jogo sem perder para o grupo de Abrantes.

II Distrital – Tendo ganho em Assentis (2-1), e beneficiando da derrota do Ferreira do Zêzere na Atalaia (3-2), o Pego ampliou para quatro pontos o seu avanço na liderança. A Sul, anotam-se as goleadas do líder Benavente (5-1 ao Forense) e do Samora Correia (5-0 ao Marinhais), mas o principal destaque vai para o triunfo do Benfica do Ribatejo na Barrosa (3-1), que lhe permite manter a diferença de apenas dois pontos para o guia.

Campeonato de Portugal Prio – Boas notícias para as equipas do Distrito, numa jornada muito positiva, averbando duas vitórias: o Alcanenense, na recepção ao até então vice-líder, Caldas, por 2-0, igualando assim o Sertanense no 6.º posto, dilatando já para oito pontos a margem face à “linha de água” (a qual, contudo, se reduz a apenas 4 pontos face ao 8.º classificado); o Coruchense, derrotando o “lanterna vermelha”, Eléctrico de Ponte de Sôr, por 1-0, mantém a 8.ª posição, com três pontos a mais que o Sacavenense.

Antevisão – Na I Divisão Distrital, destacam-se, na próxima ronda – a qual, contudo, poderá vir a ser adiada, em função da disputa, pela selecção distrital, de 6 a 8 de Dezembro, da “Taça das Regiões da UEFA” –, os seguintes desafios: Riachense-U. Tomar, Amiense-Fátima, Torres Novas-Fazendense e Cartaxo-U. Almeirim.

Na II Divisão Distrital, a atingir já a derradeira jornada da primeira volta, realce para as partidas: Pego-Atalaiense, Ferreira do Zêzere-At. Pernes; Benfica do Ribatejo-Glória do Ribatejo e Porto Alto-Benavente.

No Campeonato de Portugal, o Alcanenense tem uma saída de grau de dificuldade máximo, a Leiria, para defrontar o líder isolado, U. Leiria (ainda invicto, e já com sete pontos de avanço); por seu lado, o Coruchense, actuando também em terreno alheio, visita Sintra, onde encontrará o 2.º classificado da sua série, Sintrense (nesta altura, contando um jogo a mais, em igualdade pontual com o guia, curiosamente outra equipa do mesmo município, o 1.º de Dezembro).

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 3 de Dezembro de 2015)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – 2015 Liga dos Campeões – 6ª Jornada (Benfica – At. Madrid)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2015
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: