U. Tomar – Centenário (I)
29 Setembro, 2013 at 12:00 pm Deixe um comentário
(“O Templário”, 26.09.2013)
Fundado a 4 de Maio de 1914 – inicialmente sob outra denominação – o União Futebol Comércio e Indústria de Tomar comemora, dentro de poucos meses, o seu centenário.
Visando evocar um evento histórico de grande significado, não apenas para o clube, mas também para a própria cidade de Tomar, “O Templário” associa-se também, desde já, às comemorações, dando hoje início à recuperação de algumas das memórias dos momentos mais significativos do longo e glorioso historial do União de Tomar, com a transcrição de breves excertos de artigos publicados em jornais da época, quer de índole local, quer de jornais nacionais, nomeadamente os especializados em desporto, os quais, semanalmente, por aqui irão proporcionar como que um “reviver” desses tempos.
Com base nas pesquisas à imprensa local do início do século XX, as notícias sobre futebol eram ainda, nesses primórdios, relativamente escassas. Efectivamente, apenas a 29 de Julho de 1915, ou seja, já mais de um ano decorrido desde a data da fundação do clube, era noticiada a realização de um histórico desafio-treino do então chamado “Grupo dos Empregados no Comércio” [o nosso União de Tomar] – o primeiro de que dispomos de menção escrita –, defrontando outra das pioneiras agremiações tomarenses:
«Jogou no passado domingo [25 de Julho de 1915] em desafio treino, o Grupo dos Empregados no Comercio, e o Grupo Foot-Ball Gloria, ficando este vencedor por 2 goals a 0, sendo um marcado com um penalty.»(1)
Avançando um pouco no tempo, até Setembro de 1919, o segundo momento que aqui se recorda corresponde à ronda inaugural do designado “Campeonato de Tomar” – no que constituía então a sua edição de estreia, na época de 1919-20 –, opondo os dois grandes rivais da cidade, num aliciante derby que perduraria durante décadas, até ao início dos anos 50, altura em que o Sporting de Tomar suspenderia a prática do futebol. Nesta ocasião ainda denominado “União Foot-Ball dos Caixeiros de Tomar”, o desfecho não seria o mais agradável para os unionistas:
«O S. C. T. vence o U. F. C. T. por 3 a 0.
Foi no passado domingo, 21, que se realizou o primeiro desafio do campeonato desta cidade. Nesta prova sportiva, recentemente organizada, acham-se inscritos, além dos dois teams que neste dia jogaram, o V. F. C. T.
Os dois primeiros são já conhecidos dos amadores dêste sport, por terem assistido a vários desafios que estes clubs teem tido com teams do distrito.
O Vitória, é um club novo, formado por jovens entusiastas d’association e que ainda não tivemos o prazer de vêr em campo.»(2)
____________
(2) Cf. “Páginas Moças”, 1 de Outubro de 1919 – Crónica de Amorim Rosa
Entry filed under: Tomar.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed