U. Tomar – Centenário (I)

29 Setembro, 2013 at 12:00 pm Deixe um comentário

UT - Centenario - 01

(“O Templário”, 26.09.2013)

Fundado a 4 de Maio de 1914 – inicialmente sob outra denominação – o União Futebol Comércio e Indústria de Tomar comemora, dentro de poucos meses, o seu centenário.

Visando evocar um evento histórico de grande significado, não apenas para o clube, mas também para a própria cidade de Tomar, “O Templário” associa-se também, desde já, às comemorações, dando hoje início à recuperação de algumas das memórias dos momentos mais significativos do longo e glorioso historial do União de Tomar, com a transcrição de breves excertos de artigos publicados em jornais da época, quer de índole local, quer de jornais nacionais, nomeadamente os especializados em desporto, os quais, semanalmente, por aqui irão proporcionar como que um “reviver” desses tempos.

Com base nas pesquisas à imprensa local do início do século XX, as notícias sobre futebol eram ainda, nesses primórdios, relativamente escassas. Efectivamente, apenas a 29 de Julho de 1915, ou seja, já mais de um ano decorrido desde a data da fundação do clube, era noticiada a realização de um histórico desafio-treino do então chamado “Grupo dos Empregados no Comércio” [o nosso União de Tomar] – o primeiro de que dispomos de menção escrita –, defrontando outra das pioneiras agremiações tomarenses:

«Jogou no passado domingo [25 de Julho de 1915] em desafio treino, o Grupo dos Empregados no Comercio, e o Grupo Foot-Ball Gloria, ficando este vencedor por 2 goals a 0, sendo um marcado com um penalty.»(1)

Avançando um pouco no tempo, até Setembro de 1919, o segundo momento que aqui se recorda corresponde à ronda inaugural do designado “Campeonato de Tomar” – no que constituía então a sua edição de estreia, na época de 1919-20 –, opondo os dois grandes rivais da cidade, num aliciante derby que perduraria durante décadas, até ao início dos anos 50, altura em que o Sporting de Tomar suspenderia a prática do futebol. Nesta ocasião ainda denominado “União Foot-Ball dos Caixeiros de Tomar”, o desfecho não seria o mais agradável para os unionistas:

«O S. C. T. vence o U. F. C. T. por 3 a 0.

Foi no passado domingo, 21, que se realizou o primeiro desafio do campeonato desta cidade. Nesta prova sportiva, recentemente organizada, acham-se inscritos, além dos dois teams que neste dia jogaram, o V. F. C. T.

Os dois primeiros são já conhecidos dos amadores dêste sport, por terem assistido a vários desafios que estes clubs teem tido com teams do distrito.

O Vitória, é um club novo, formado por jovens entusiastas d’association e que ainda não tivemos o prazer de vêr em campo.»(2)

____________

(1) Cf. “O Alarme”, 29 de Julho de 1915 – Artigo assinado por “Liro Oscilando”
(2) Cf. “Páginas Moças”, 1 de Outubro de 1919 – Crónica de Amorim Rosa
Anúncios

Entry filed under: Tomar.

O pulsar do campeonato – 2013-14 – 1ª jornada Rui Costa Campeão do Mundo de Ciclismo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2013
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: