O pulsar do campeonato – 2013-14 – 1ª jornada

29 Setembro, 2013 at 10:00 am Deixe um comentário

Templario - 26-09-2013

(“O Templário”, 26.09.2013)

Está de regresso o futebol distrital. Nesta temporada, com o aliciante, para os tomarenses, de se tratar da época em que o União de Tomar comemora o seu centenário, a 4 de Maio do próximo ano de 2014, pelo que, a partir de hoje, passamos a ter também, em coluna autónoma, a recuperação de algumas das memórias dos momentos mais significativos do historial do União de Tomar, com a transcrição de breves excertos de artigos publicados em jornais da época, quer de índole local, quer de jornais nacionais, nomeadamente os especializados.

Na I Divisão Distrital (recuperando assim a sua designação tradicional) teremos este ano um novo formato, de regresso ao sistema clássico de “todos contra todos”, a duas voltas, numa única fase, tendo sido o número de concorrentes alargado para 14, portanto com um total de 26 jornadas, propiciando porventura uma maior justiça e equidade no ordenamento final a nível de classificações, uma vez que cessa a situação – vigente nos últimos anos – de os pontos que eram obtidos na primeira fase apenas contarem em metade para a fase decisiva.

Numa época que fica igualmente assinalada, em termos regionais, pela retoma da competição a nível do futebol sénior por parte de alguns dos clubes históricos do Distrito (de que são exemplos nomeadamente os casos do U. Santarém, U. Almeirim, U. Rio Maior e Tramagal) – os quais, naturalmente, tiveram de recomeçar a sua actividade oficial na II Divisão Distrital –, com a estreia do novo Campeonato Nacional de Seniores, introduzido esta temporada pela Federação Portuguesa de Futebol (e consequente extinção das antigas II e III Divisões nacionais), as equipas que militam na I Divisão Distrital estão agora um pouco mais próximas dos Nacionais, uma vez que o Campeão Distrital terá acesso directo a tal escalão na próxima temporada.

O que, porém, tem também o consequente “reverso da medalha”: à partida, desconhece-se o número de concorrentes que virão a ser vítimas de despromoção à II Divisão Distrital, dependendo da manutenção ou não no referido Campeonato Nacional de Seniores das equipas que nele representam o Distrito: Fátima, Alcanenense e Riachense, integrados na Série F. Para já, com três jornadas disputadas (de um total de 18, na primeira fase da competição), tendo o Alcanenense um jogo em atraso, é ainda muito prematuro estar a fazer maiores conjecturas, mas o Fátima ocupa o 2.º lugar, com o Alcanenense em 5.º, integrando o Riachense o quarteto que ocupa os lugares do fundo da tabela.

Estas equipas, conjuntamente com a do Torres Novas (que foi despromovida da III Divisão na temporada finda) disputaram no passado fim-de-semana a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo tido sortes distintas: Fátima (com inesperadas dificuldades, apenas no prolongamento tendo conseguido vencer o Sporting Ideal, dos Açores, depois de 1-1 no final do tempo regulamentar) e Alcanenense (ganhando por 3-1 ao Barreirense) garantiram o apuramento para a fase seguinte; enquanto que Riachense (derrotado por 0-1 pelo Vilaverdense) e Torres Novas (goleado pelo Tondela, da Liga de Honra, por 1-5) terminaram assim a aventura nesta prova.

Pensando nesta época muito especial para as cores unionistas, visando uma participação condigna e tranquila, longe dos sustos e ansiedades do ano transacto, o União de Tomar – este ano beneficiando também da renovada relva sintética do Estádio Municipal – procurou reforçar-se com o regresso de alguns jogadores formados no clube, não tendo contudo sido possível evitar algumas saídas. Na primeira ronda do campeonato distrital, tendo o sorteio destinado como adversário dos nabantinos precisamente o Torres Novas, e em função da realização de tal encontro dos torrejanos a contar para a Taça de Portugal, a partida entre os velhos rivais foi adiada para o dia de Santa Iria, no próximo 20 de Outubro.

Em relação aos desafios já realizados nesta jornada inaugural, não sendo abundante a informação sobre o potencial de cada um dos concorrentes, nesta fase de arranque da temporada, poder-se-á considerar não ter havido grandes surpresas, com o triunfo das equipas teoricamente mais cotadas, com destaque para as vitórias em terreno alheio, de Amiense (3-1, perante os Empregados do Comércio, de Santarém) e do Pontével, na Chamusca (2-0) – dois recém-promovidos ao principal escalão distrital –, tendo, num confronto de desfecho sempre incerto, o Mação vencido o At. Ouriense, graças a um solitário tento.

Nos restantes encontros, como que querendo indiciar já uma ideia do que poderá vir a ser a tónica de equilíbrio dominante entre os diversos participantes na competição, registaram-se três igualdades: na recepção do outro promovido (Assentiz) à U. Abrantina; no jogo entre Cartaxo e Benavente (tendo ambos como desfecho o resultado de 1-1); não tendo o Coruchense e Fazendense desfeito o nulo com que iniciaram a partida em que foram oponentes.

Na próxima ronda, antecipada para sábado – devido ao acto eleitoral autárquico de domingo –, o União de Tomar fará a sua estreia no campeonato, com uma difícil deslocação ao terreno do Pontével, curiosamente onde realizou também o último encontro oficial da temporada anterior, na expectativa de que o resultado possa ser agora drasticamente melhorado, na procura de um começo auspicioso.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 26 de Setembro de 2013)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins – Final U. Tomar – Centenário (I)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2013
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: