O pulsar do campeonato – 3ª jornada (2ª fase)

30 Março, 2013 at 10:30 am Deixe um comentário

Templario - 28-03-2013

(“O Templário”, 28.03.2013)

Afinal, o avançar do campeonato parece fazer com que as coisas fiquem cada vez mais “embrulhadas”. Numa prova marcada por grande equilíbrio competitivo entre as equipas da frente, sem nenhuma a conseguir descolar, a definição do Campeão poderá prolongar-se até perto do final.

Na ronda do passado fim-de-semana, a terceira desta segunda fase, em que o reduzido número de golos na série de promoção (apenas quatro, em três partidas) é também reflexo de tal competitividade, a derrota do Riachense em Ourém, não obstante pela margem mínima, permitiu ao At. Ouriense assumir a liderança isolada, agora com um (ainda muito escasso) ponto de vantagem sobre o duo formado pela turma de Riachos e pelo Mação, que voltam a emparceirar, depois do triunfo dos maçaenses sobre o Fazendense (por igual marca, de um a zero).

No outro encontro da jornada, o Benavente impôs ao Amiense um empate a uma bola, assim atrasando novamente a formação de Amiais de Baixo – que tem feito toda a época em esforço, procurando “agarrar-se” aos lugares de topo –, agora a quatro pontos do novo comandante, após ter somado a terceira igualdade em outros tantos encontros disputados nesta fase. Uma desvantagem que não se poderá ainda considerar definitiva, atento tal nivelamento entre os concorrentes, dado que, curiosamente, é também a única equipa ainda invicta.

Na série de disputa da manutenção, o União de Tomar teve o “pássaro na mão” e deixou-o fugir: a ganhar por 2-0 ao intervalo, jogando contra dez, e, depois, contra apenas nove elementos da U. Abrantina, viria a conceder dois tentos que acabaram por se traduzir no empate, no final da partida, com os nabantinos a deixar assim escapar um triunfo que poderia ter sido determinante para devolver a tranquilidade à equipa.

Mas a grande surpresa da jornada veio de Coruche, com o grupo da casa a ser derrotado pelo até agora “lanterna vermelha” Moçarriense, por 1-2. Um resultado que só mais adiante será possível avaliar se terá sido ou não conveniente para o U. Tomar. Para já, provoca que, mesmo com um jogo ainda em atraso, o União voltasse a igualar o Coruchense em termos de pontos, beneficiando ainda, pelo menos em teoria, do facto de receber a sua visita em Tomar, na segunda volta.

De “vento em popa” vai o Pontével, que, vencendo por 3-2 na Glória do Ribatejo, somou o terceiro triunfo consecutivo, portanto com aproveitamento integral dos pontos. Reforçou assim a sua liderança nesta série, dispondo agora de quatro pontos de vantagem sobre a U. Abrantina e já seis face a Coruchense e União de Tomar. O que, porém, não significa que se possa considerar desde já, a salvo de qualquer imprevisto. Há ainda muito campeonato por disputar…

Também a equipa da Moçarria, com a vitória alcançada em Coruche, pode ter ganho novo alento, registando agora um atraso de quatro pontos face à “linha de água”. Ao invés, o Glória do Ribatejo, tendo caído na última posição, com seis pontos a menos que União de Tomar e Coruchense poderá ver definido, nas próximas partidas, o desfecho do campeonato para as suas cores.

Ora, tendo o calendário da prova determinado uma interrupção para o próximo fim-de-semana, de Páscoa, há contudo um jogo em atraso, a disputar na Sexta-feira Santa, com o União de Tomar a receber a visita (na Golegã…), precisamente, da turma da Glória do Ribatejo. Como se depreende, um desafio de grande importância para ambos os clubes, em que o União tem uma oportunidade de, vencendo, dar um pulo na tabela classificativa, assim como adquirir confiança para a parte restante do campeonato.

Na Divisão Secundária – à semelhança do que se verifica na série de disputa do título na Divisão Principal –, também as coisas surgem agora mais indefinidas, após a realização da 4.ª jornada. A derrota sofrida pelo líder U. Chamusca no Pego (1-2) resultou num reagrupamento dos quatro primeiros, com um trio formado pelas equipas do Pego, Empregados do Comércio e Assentiz (que empataram entre si a duas bolas) a apenas dois pontos do comandante. Nos postos da cauda da tabela, o Caxarias foi vencer a Samora Correia (2-1), com ambas as formações, para já, relativamente distantes dos lugares de promoção, respectivamente a quatro e a seis pontos.

Com os campeonatos Distritais em pausa – à excepção do tal jogo em atraso do União de Tomar – o próximo Sábado regista a retoma do Campeonato Nacional da III Divisão, que entra na sua segunda fase, com o Alcanenense a receber o líder Caldas, num encontro que poderá ser também decisivo para as eventuais aspirações do conjunto de Alcanena à promoção ao futuro Campeonato Nacional de Seniores da próxima temporada, de que arranca com um atraso de quatro pontos. De recordar que o desempenho do Alcanenense afectará directamente o número de equipas a despromover da Divisão Principal do Distrital.

Por fim, o Torres Novas, integrado no grupo dos seis últimos, não obstante partir como líder, e tendo já o seu destino traçado – regresso ao Distrital – terá nesta segunda fase apenas a motivação de lutar por um dos dois lugares que darão acesso à próxima edição da Taça de Portugal; no reinício da competição, visita o “lanterna vermelha” Mortágua.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 28 de Março de 2013)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Azerbaijão – Portugal (Mundial-2014 – Qualif.) Eleição dos Membros da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2013
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: