O pulsar do campeonato – 2ª jornada (2ª fase)

24 Março, 2013 at 10:30 am Deixe um comentário

Templario-21-03-2013

(“O Templário”, 21.03.2013)

Não obstante esta fase complementar do Campeonato distrital estar ainda no seu início, com apenas duas rondas disputadas, do total de dez jornadas que a compõem – e pese embora, também, o ainda grande equilíbrio que se verifica nos primeiros lugares de cada uma das duas séries –, poderemos estar a começar a assistir a alguma definição de posições.

Nesta altura de decisões, qualquer deslize poderá vir a ter consequências eventualmente irreversíveis. Em relação à segunda jornada tal poderá ter sido de alguma forma o caso no empate cedido pelo Amiense, em casa, ante o Fazendense (2-2), assim como do desaire sofrido pelo Mação em Ourém (0-1), numa partida entre dois potenciais candidatos ao título.

Ao invés, e apesar de um triunfo tangencial, que indicia as dificuldades sofridas, o Riachense, vencendo o Benavente (2-1), aproveitou para descolar do parceiro de liderança, que, ao longo de tantas jornadas, o vinha acompanhando.

Desta forma, a turma de Riachos regista agora uma vantagem de dois pontos sobre o At. Ouriense, com o Mação a atrasar-se, passando a distar três pontos do guia, enquanto o Amiense está um ponto mais abaixo. As formações do Fazendense e Benavente continuam bastante distantes, respectivamente a nove e a onze pontos do comandante, portanto já sem maiores aspirações.

Na série em que se disputam os lugares de manutenção na I Divisão Distrital da próxima temporada, o União de Tomar teve o seu encontro adiado (para dia 29 de Março, feriado de Sexta-feira Santa), devido ao funesto acontecimento, com a fatalidade do falecimento de um dirigente do Glória do Ribatejo, parceiro que o sorteio lhe ditara para a ronda agendada para o passado fim-de-semana; naturalmente, ambos os clubes entenderam e acordaram respeitar a sua memória, assim rendendo a devida homenagem ao malogrado responsável.

O desfecho das duas outras partidas não terá sido eventualmente o mais conveniente para as cores unionistas, situação que, porém, apenas mais adiante será passível de confirmação. Efectivamente, o grupo de Pontével, em deslocação à Moçarria, vencendo (1-0), não só terá colocado ponto final nas esperanças da equipa do Moçarriense, como aproveitou para, de forma inesperada, ascender à liderança isolada da série!

Para tal beneficiou também do contributo dado pelo imprevisto triunfo do Coruchense em Abrantes (2-1). O que proporciona que, dadas as regras de disputa da competição (redução dos pontos da primeira fase a metade) – de todos os concorrentes antecipadamente conhecidas, como é óbvio – a turma de Coruche, que terminara aquela primeira fase com um atraso de dez pontos face ao União de Tomar, esteja agora (mercê de duas vitórias), à frente dos nabantinos!

O Pontével (também com dois triunfos nesta fase) passou portanto a ser o novo líder, com dois pontos de vantagem sobre a U. Abrantina (que soma duas derrotas consecutivas), com o Coruchense a três pontos. O União de Tomar, com o referido jogo em atraso, baixou à quarta posição, agora já a quatro pontos do Pontével. Mais atrasada está a equipa do Glória do Ribatejo, a cinco pontos dos tomarenses, enquanto o Moçarriese, conforme referido, se afunda na cauda da tabela classificativa, com a possibilidade de manutenção a parecer não ser mais do que uma quimera.

Na próxima jornada (terceira), prosseguem os “choques de titãs” na série de disputa do título, com o At. Ouriense (segundo classificado) a receber a visita do líder Riachense, num confronto de desfecho imprevisível. Por seu lado, o Mação, jogando em casa, tem a responsabilidade de não poder falhar, perante o tranquilo Fazendense. Finalmente, na partida que oporá Benavente e Amiense, a formação de Amiais de Baixo, com um campeonato sempre na perseguição dos primeiros, terá também mais um difícil desafio às suas capacidades e efectivas aspirações. Uma ronda que poderá (ou não) confirmar algumas tendências…

Já no que respeita à série dos últimos, na sequência do adiamento do seu jogo da ronda anterior, e perante os resultados da concorrência (em particular, Pontével e Coruchense), o União de Tomar, recebendo – ainda em “casa emprestada” – a U. Abrantina (esta também com o mau arranque já mencionado), terá igualmente uma partida de grande responsabilidade, em que pontuar (se possível vencer) se afigura como fulcral.

Até porque as duas referidas equipas da zona sul do Distrito poderão muito bem continuar na senda dos triunfos, assim colocando pressão acrescida nos adversários: no caso do Coruchense, recebendo o Moçarriense, tal será o desfecho mais previsível; em relação ao Pontével, com uma curta deslocação, até à Glória do Ribatejo, a vitória dos agora novos líderes de série não constituiria propriamente uma surpresa.

Uma última referência à Divisão Secundária, na fase de apuramento de Campeão, já com três jornadas disputadas, com a formação do U. Chamusca (100% vitoriosa), a destacar-se, já com cinco pontos de vantagem sobre o quarto classificado, portanto em boa posição para garantir a promoção à I Divisão Distrital. As equipas dos Empregados do Comércio e Assentiz seguem-se-lhe na classificação, com seis pontos, com o Pego com quatro. Por fim, Samora Correia, com apenas um ponto, e Caxarias (somando três derrotas noutras tantas partidas), parecem começar a ficar longe de tal objectivo.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 21 de Março de 2013)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Israel – Portugal (Mundial-2014 – Qualif.) Azerbaijão – Portugal (Mundial-2014 – Qualif.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2013
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: