O pulsar do campeonato – Taça Ribatejo e balanço da 1ª fase

10 Março, 2013 at 10:30 am Deixe um comentário

Templario-07-03-2013

(“O Templário”, 07.03.2013)

Começando pela actualidade, disputou-se no passado fim-de-semana a eliminatória da Taça Ribatejo correspondente aos 1/4 de Final, desta feita sem “tomba-gigantes”, com as equipas teoricamente mais poderosas a confirmar o favoritismo, tendo, noutro jogo – de maior equilíbrio (o único entre formações da Divisão Principal) –, a balança pendido para a equipa da casa.

Efectivamente, nas três partidas entre turmas de escalões diferentes, todos os grupos da Divisão Secundária que “sobreviviam” ainda em prova viram chegar ao termo as respectivas carreiras nesta competição, tendo sido eliminados: o Assentiz, perdendo em Ourém, com o At. Ouriense, sem ter deixado de dar boa réplica, derrotado pela margem mínima (1-2); o mesmo sucedeu no confronto entre Empregados do Comércio e Fazendense (curiosamente os dois finalistas da edição anterior, com a turma das Fazendas de Almeirim a repetir a vitória que averbara na Final da época transacta); na Atalaia, o Coruchense impôs-se por 3-1 frente ao Atalaiense.

Finalmente, num jogo entre dois clubes que se podiam perfilar como candidatos ao triunfo final, o Amiense recebeu e venceu o Mação, mercê de um solitário tento. Avançam assim para as 1/2 Finais as equipas de Amiais de Baixo, do At. Ouriense, Fazendense e Coruchense.

Tratada que está a “ordem do dia”, regressemos então ao campeonato, e ao balanço da sua primeira fase. Começando por analisar o comportamento de cada um dos concorrentes nas duas metades da prova, Riachense e Mação confirmaram-se como os conjuntos de maior regularidade: ambos conquistaram 24 pontos na 1.ª volta, tendo conseguido ainda melhorar os respectivos desempenhos, na segunda parte da competição, para 25 pontos.

Nessa 2.ª volta, também o Amiense somou 25 pontos (face a 20 na metade inicial), enquanto o At. Ouriense, também bastante regular, justificando o 3.º lugar, melhorou, de 23 para 24 pontos.

Mas, se entre o grupo dos seis primeiros, foi a equipa do Fazendense a que apresentou mais relevante progressão – depois de um mau arranque de prova, o que fez com que obtivesse apenas 14 pontos na 1.ª volta, passou para 21 na etapa complementar – em termos globais seria mesmo o União de Tomar a registar a melhoria pontual mais significativa, somando 17 pontos na segunda metade, contra apenas 9 na metade inicial!

Ao contrário, em quebra, para além do Benavente (de 17 para 13 pontos), destaque, pela negativa, para a turma da Glória do Ribatejo, que, depois de ter alcançado 10 magros pontos, conseguiu reduzir o pecúlio obtido na 2.ª volta a apenas 4 pontos!

Mais equilibrados estiveram as formações da U. Abrantina (ligeira quebra, de 15 para 14 pontos) e Pontével (igualmente a piorar, de 12 para 10 pontos). Por fim, com pontuações muito fracas, o Coruchense reduziu de 9 para 7 pontos, o seu desempenho em cada uma das metades da prova; enquanto o Moçarriense, explicando os motivos de ocupar a posição de “lanterna vermelha”, registou as piores pontuações (5 pontos na 1.ª volta, a que acresceu depois 6 pontos).

Por outro lado, comparativamente à época anterior – em que, devido à desistência do Ouriquense, cada equipa apenas disputou 20 jogos (em vez dos 22 realizados este ano) – o Mação apresenta a melhor progressão, subindo do 6.º para o 2.º lugar, tendo passado de apenas 33 pontos a 49 pontos. Também o At. Ouriense, melhorando de 34 para 47 pontos, ascendeu da 5.ª à 3.ª posição. Assim como o Fazendense, que sobe de 7.º para 5.º, em função do avanço registado, passando de apenas 25 pontos na época anterior, para 35 pontos nesta temporada.

Ao invés, o Amiense, não obstante tenha evoluído de 37 para 45 pontos, cai, algo paradoxalmente, da 3.ª para a 4.ª posição. Tal como o Benavente (baixando de 34 para 30 pontos), descendo na tabela, do 4.º para o 6.º lugar. E, ainda, o Moçarriense, com o maior tombo, de 17 para somente 11 pontos, o que se traduz numa baixa, da 9.ª à 12.ª e última posição.

Por fim, o União de Tomar, com um bom progresso em termos pontuais, de 18 para 26 pontos, o qual contudo não teve tradução na pauta classificativa, mantendo inalterado o 8.º lugar.

Neste fim-de-semana, inicia-se a segunda fase do campeonato, agora com as equipas repartidas em dois grupos, o de disputa do título de Campeão e consequente promoção, e o da manutenção.

Na série dos primeiros, Mação e Amiense voltam a encontrar-se (depois da eliminatória da Taça Ribatejo), agora com os maçaenses a jogar em casa, oportunidade para uma “desforra”; o outro co-líder, Riachense, tem uma deslocação que se antecipa difícil, a Fazendas de Almeirim; o mesmo sucedendo com o At. Ouriense, a visitar Benavente.

No grupo em que se insere o União de Tomar, a turma nabantina regressa a Coruche, onde venceu na primeira fase, para defrontar uma equipa motivada pelo apuramento para as 1/2 Finais da Taça. O Pontével, depois da surpreendente vitória no terreno do Fazendense, recebe a U. Abrantina. Por fim, Glória do Ribatejo e Moçarriense dão início aos que poderão ser os últimos esforços na tentativa de escapar aos lugares de despromoção.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 7 de Março de 2013)

Anúncios

Entry filed under: Tomar.

Liga Europa – 1/8 Final (1ª mão) Papa Francisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2013
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: