Ranking mundial de liberdade de imprensa

23 Outubro, 2009 at 8:15 am Deixe um comentário

«It is disturbing to see European democracies such as France, Italy and Slovakia fall steadily in the rankings year after year» e «Europe should be setting an example as regards civil liberties. How can you condemn human rights violations abroad if you do not behave irreproachably at home?», são referências apontadas por Jean-François Julliard, secretário-geral da “Reporters Without Borders”.

No ranking recentemente publicado, a liderança é repartida por Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Noruega e Suécia, sem qualquer ponto de penalização, seguidos de perto por Estónia, Holanda, Suíça e Islândia.

Nesta tabela, Portugal caíu da 16ª para a 30ª posição (8 pontos), a par da Costa Rica e Mali, mas, ainda assim, à frente de parceiros da União Europeia como a Grécia (35º lugar), Polónia e Eslovénia (37º), França (43º), Eslováquia e Espanha (44º), Itália (49º) ou Roménia (50º). Os EUA ascenderam da 36ª à 20ª posição.

Nos últimos anos, Portugal ocupou o seguinte lugar nesta hierarquia (desde 2002 a 2009), respectivamente: 7º / 28º / 25º / 23º / 10º / 8º / 16º / 30º.

A fechar a tabela de 2009, surgem nas últimas 10 posições (166ª a 175ª): Vietnam, Iémen, China, Laos, Cuba, Myanmar, Irão, Turquemenistão, Coreia do Norte e Eritreia.

Este índice avalia o estado da liberdade de imprensa, reflectindo o grau de liberdade que os jornalistas e meios de comunicação dispõem, assim como os esforços desenvolvidos pelas autoridades para respeitar e assegurar o respeito por essa liberdade.

O questionário de base leva em consideração a moldura legal aplicável aos órgãos de comunicação social (incluindo penalidades por ofensas à imprensa, a existência de monopólios estatais e como os media são regulados), assim como o nível de independência dos meios de comunicação públicos.

Avalia ainda o nível de auto-censura em cada país e a capacidade dos media para investigar e criticar.

Entry filed under: Media e Comunicação, Sociedade.

XVIII Governo Constitucional Programas Europeus de Mobilidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2009
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @Wolves: Raul is comfortable following an operation last night, which he underwent in a London hospital. He has our love and support as… 8 hours ago
  • RT @fmendesdasilva: se eleições fossem hoje, as possibilidades de a direita regressar ao poder seriam mais reduzidas do que as de apanhar l… 8 hours ago
  • RT @fmendesdasilva: Resultados após Açores e OE: eleitorado de direita sente-se autorizado a migrar para o Chega; eleitorado do Bloco migra… 8 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: