Blogosfera em 2007 (XVI)
24 Dezembro, 2007 at 8:28 am 1 comentário
Na sequência da queda do executivo da Câmara Municipal de Lisboa – após Marques Mendes ter forçado à renúncia de Carmona Rodrigues, envolvido em processo judicial, em Maio começavam a ser designados os candidatos às eleições autárquicas intercalares. Se o Partido Socialista teve de recorrer a António Costa, o principal ministro do Governo de José Sócrates, Marques Mendes teria muitas dificuldades para definir o candidato do PSD, o independente Fernando Negrão.
Numas eleições particularmente embaraçosas para o PSD, a sua campanha eleitoral seria objecto de crítica.
No mês de Maio prosseguiriam as polémicas a propósito da localização do futuro Aeroporto de Lisboa, com o ministro Mário Lino a rejeitar a hipótese de um Aeroporto na margem Sul do Tejo… questão que o Governo se veria posteriormente compelido a reequacionar, nomeadamente na sequência de estudo promovido pela CIP (Confederação da Indústria Portuguesa) – apontando a opção Alcochete como preferencial -, a que se seguiu outro estudo, da Associação Comercial do Porto.
A intervenção política do Governo, sua forma de comunicação e de lidar com determinados assuntos, nomeadamente no que respeita a eventuais excessos de controlo, levantariam novamente a questão de alegadas práticas de índole censória.
De regresso ao tema “Autárquicas de Lisboa”, no mês de Junho realizavam-se debates televisivos entre os diversos candidatos.
Joe Berardo – uma das “figuras do ano” em Portugal – começava então a movimentar-se e a “dar que falar”, quase diariamente. Primeiro, o investidor – que terá sido também um dos financiadores do estudo da CIP relativamente à localização do novo Aeroporto – começaria por anunciar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) sobre as acções da Benfica, SAD, que viria a resultar num rotundo fracasso; logo de seguida, com a inauguração do “Museu Berardo”, no Centro Cultural de Belém, reunindo a sua colecção de arte contemporânea, abrindo um conflito com Mega Ferreira, responsável pelo CCB; as suas mediáticas intervenções viriam ainda a acentuar-se com a crise no Millennium BCP, de que é um dos principais accionistas.
A 07.07.07 eram eleitas as novas “7 Maravilhas do Mundo“, anunciadas em cerimónia realizada em Lisboa, no Estádio da Luz… ao mesmo tempo que eram também designadas as “7 maravilhas de Portugal“.
Para, a 15 de Julho, se realizarem finalmente as eleições para a Câmara Municipal de Lisboa, com destaque – para além da previsível vitória de António Costa – para o elevadíssimo nível de abstenção, para as inesperadamente boas percentagens alcançadas por Carmona Rodrigues e Helena Roseta… e para o severo revés eleitoral sofrido pelo PSD, por intermédio de Fernando Negrão, a par também da derrota do CDS-PP.
Entry filed under: "Blogosfera" em 2007.
1 Comentário Add your own
Deixe uma Resposta
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed
1.
LNT | 25 Dezembro, 2007 às 1:55 pm
Um abraço de Bom Natal