Blogosfera em 2007 (XIII)

19 Dezembro, 2007 at 8:57 am 1 comentário

Passada que foi em revista a vertente “A blogosfera em notícia” no ano de 2007 (necessariamente sujeita ainda a eventuais actualizações, até 31 de Dezembro), surge a oportunidade de abordar a componente “A notícia na blogosfera”.

Com um vasto e alargado campo de pesquisa – não terá havido, virtualmente, tema da actualidade que não tenha sido acompanhado pela blogosfera –, procurei, nesta breve compilação, apresentar uma síntese de alguns dos principais temas.

E, à semelhança do início desta resenha, principio também este novo segmento, ainda com resquícios do ano de 2006…

Na noite de 30 de Dezembro de 2006, como no-lo relembra Marta Rebelo, “a morte saía à rua, numa cave de Bagdade“, com a execução de Saddam Hussein; as chocantes imagens viriam a ser difundidas para todo o mundo.

A marcar a abertura de 2007, duas mensagens de Ano Novo, do Papa Bento XVI, e do Presidente da República.

Na homilia do Dia Mundial da Paz, a mensagem do Papa geraria polémica, em particular ao considerar a fome, a eutanásia ou o aborto como “violações do direito da vida“, comparando-as alegadamente ao terrorismo: «Quanto ao direito à vida, cabe denunciar o destroço de que é objecto na nossa sociedade: junto às vítimas dos conflitos armados, do terrorismo e das mais diversas formas de violência, temos as mortes silenciosas provocadas pela fome, pelo aborto, pelas pesquisas sobre os embriões e pela eutanásia».

Já Cavaco Silva sublinhava: «Os portugueses exigem realizações concretas. E o Presidente da República, no início deste ano de 2007, acompanha-os nessa exigência de resultados. É muito importante que em 2007 se registem progressos claros em, pelo menos, três grandes domínios da nossa vida colectiva: desenvolvimento económico, educação e justiça».

Pela blogosfera passariam igualmente as visitas oficiais de Cavaco Silva à Índia e do Primeiro-Ministro, José Sócrates, à China.

E emitiria também opinião a propósito da eleição dos “Grandes Portugueses” (concurso televisivo promovido pela RTP).

No mês de Janeiro de 2007, o caso do “sequestro”/adopção da bebé “Esmeralda” constituía também tema de actualidade.

Mas, a concluir o mês de Janeiro, a blogosfera centrava a sua atenção no debate sobre o referendo da despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, em particular nos vídeos de Marcelo Rebelo de Sousa e nas réplicas de Francisco Louçã e… dos “Gato Fedorento”; ao mesmo tempo que assinalava a suspensão/adiamento da nova TLEBS – Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário.

Entry filed under: "Blogosfera" em 2007.

Entrevistas de Pedro Rolo Duarte Miniscente na TubarãoEsquilo

1 Comentário Add your own

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2007
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: