Blogosfera em 2007 (X)

14 Dezembro, 2007 at 8:39 am Deixe um comentário

A 2 de Outubro, com a participação de Paulo Cardoso, Samuel de Paiva Pires e Hugo de Melo Palma, tinha início o Estado Sentido, visando “provocar reflexões sobre os mais diversos assuntos, nomeadamente, e especialmente, os relacionados com política, quer a nível nacional, quer a nível internacional”.

A 4 era anunciado o arranque do blogue Jornalismo na Lusófona – Comunicação e Jornalismo na Universidade Lusófona em debate aberto, “um olhar para a comunicação e jornalismo dos pontos de observação académico e prático”, com a participação de Daniel Cruzeiro, Hermínio Santos, Helena Garrido, Carla Rodrigues Cardoso, Carla Martins, António José Teixeira e Raquel Alexandra, tendo por objectivo “abrir um espaço de partilha de informação, que seja um ponto de encontro de iniciativas das disciplinas e de iniciativas transversais”.

Para, no dia imediato, Tiago Ivo Cruz, Natasha Nunes, Mariana Mortágua e José Reis Santos produzirem os primeiros voos do Les Canards Libertaîres – “Um jornal sério para todos os dias”: «Perante uma comunicação social que foge das suas funções, de uma sociedade civil amorfa e desinteressada, da inexistência de espaços de debate que crie e absorva massa crítica de pensamento e discussão, o Canard surge como uma plataforma para uma nova geração que tem de falar».

No dia 8 de Outubro, o jornalista Rui Vasco Neto adoptava como mote para o seu recém-criado blogue o lema Sete Vidas Como os Gatos.

De 12 a 14 de Outubro, o 31 da Armada e o Blasfémias marcavam presença no XXX Congresso do PSD – também com transmissão “televisiva” em directo n’A Barbearia do Senhor Luís. A propósito deste evento, escrevia Rodrigo Moita de Deus: «O Blasfémias vai ter dois enviados especiais em Torres Vedras. São boas notícias. São óptimas notícias. Significa que estamos a criar um hábito. Significa que deixámos o PSD a pensar na “classificação” dos blogs. Significa que vamos ter concorrência. Significa que os leitores vão ficar mais exigentes. Significa que temos companhia para beber umas minis. Pessoalmente gosto muito desta última parte». O balanço final era assim resumido no 31 da Armada.

A 15, num “regresso… ao futuro” – precisamente cinco anos depois da criação d’A Coluna Infame –, Pedro Lomba e Pedro Mexia davam início ao Gattopardo (entretanto transferido, já no início de Novembro, para nova morada, integrando a rede TubarãoEsquilo): um blogue sobre política, que “não representa ninguém nem presta contas”.

No mesmo dia, o Público noticiava a mobilização de blogues, aderindo ao “Dia de Acção pelo Ambiente”: «Mais de 15 mil blogues de todo o mundo aderiram a um “Dia de Acção” que se assinala hoje na Internet em defesa da preservação do Ambiente na Terra. O objectivo do “Blog Action Day” (http://blogactionday.org/) é fazer com que o Ambiente seja o assunto mais abordado na blogosfera durante um dia, referem os organizadores, três bloggers australianos adeptos das culturas Zen e Bahai […]».

A 17, era lançado livro, editado pela Cosmos, reunindo alguns dos textos publicados no 4R – Quarta República.

E, a 21, começava o Pau Para Toda a Obra, de João Severino, antigo jornalista; a abrir, uma entrada com o seu currículo, ao mesmo tempo que prestava homenagem aos seus companheiros de profissão.

No dia seguinte, o Aspirina B passava a integrar também a rede de blogues TubarãoEsquilo.

Ao mesmo tempo que era anunciado o início do Bússola, com a participação de Manuel Serrão, Juca Magalhães, Manuel Queiroz, Jorge Fiel, Mário Rui, Rogério Gomes, António de Souza-Cardoso, António Correia Dias e Fernando Rocha, agregando um conjunto de vozes “orientadas a Norte”.

Tratava-se, paralelamente, de mais um importante reforço dos blogues do Sapo, já depois de terem acolhido também A Causa Foi Modificada, do maradona.

No dia 25 de Outubro era lançado o livro de Rogério Santos, “Indústrias Culturais – Imagens, valores e consumos”, editado pelas Edições 70, com base em textos que o autor publicou no seu blogue Indústrias Culturais, onde – desde final de 2002 – escreve sobre cinema, fotografia, televisão e cartazes, entre outras indústrias culturais.

O 00:04, de Paulo Rodrigues Ferreira, surgia também nesse mesmo dia.

A concluir o mês de Outubro, a 29, a nova TV Net estreava um programa de acompanhamento da actualidade da blogosfera, com Paulo Gorjão (autor do suspenso Bloguitica) e Luís Rebelo de Sousa.

Entry filed under: "Blogosfera" em 2007.

The Evolution of Personal Publishing Presidenciais EUA 2008 – Matriz MSNBC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2007
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: