Blogosfera em 2007 (VIII)

12 Dezembro, 2007 at 8:58 am Deixe um comentário

A propósito da não renovação do contrato de Dalila Rodrigues como Directora do Museu Nacional de Arte Antiga, os blogues estiveram no “centro da acção” no que à contestação diz respeito, como sublinhado no blogue da Atlântico.

A 6 de Agosto, a Rede de Bibliotecas Escolares criava um blogue, destinado à publicitação das actividades das bibliotecas escolares, promovendo o apoio ao currículo, a motivação para a leitura e o desenvolvimento da literacia da informação, visando constituir um espaço de partilha de ideias, experiências e realizações, de todos os que se interessam pelo papel das bibliotecas na formação dos alunos.

Na sua primeira expedição desde 2002, o Space Shuttle Endeavour regressava ao espaço – a 8 de Agosto – com a missão NASA STS-118; numa estreia na blogosfera portuguesa, foi possível acompanhar este lançamento com imagens em directo, por via do Tugir.

Na sequência da eleição das “7 Maravilhas do Mundo”, os blogues faziam também divulgação das designadas “7 maravilhas do mundo totalitário”.

Em meados de Agosto, a blogosfera fazia notícia, com base no alerta – apresentado no Zero de Conduta – da alegada “censura Socrática”, a propósito da alteração do texto relativo a José Sócrates na Wikipedia, gerando polémica, por exemplo com contraponto de Fernanda Câncio, no 5 dias (e, também, em artigo que assinou no Diário de Notícias), com subsequente réplica, novamente no Zero de Conduta, e análise do caso no ContraFactos & Argumentos. A notícia chegaria aos jornais, com artigos no Diário de Notícias (também aqui), Público e no Expresso.

E reincidiria, agora enquanto objecto de notícia, a 21 de Agosto, a propósito de alegados casos de plágio (cópia de artigos da Wikipedia) no blogue assinado por Luís Filipe Menezes (o qual viria a ser entretanto apagado), conforme abordado no Público (também aqui) e, igualmente, pelo Diário de Notícias (também aqui, com o esclarecimento de Luís Filipe Menezes). Obviamente, a própria blogosfera “pegaria” no tema, de que constituem exemplos o blogue da Atlântico, A Arte da Fuga ou o Instante Fatal.

Entry filed under: "Blogosfera" em 2007.

Liga dos Campeões – 6ª Jornada 24 ways to impress your friends

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2007
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @Miguel_LPereira: Texto muito pessoal sobre as experiências acumuladas nos estádios de futebol em Portugal e a escassa vontade dos clube… 9 hours ago
  • RT @CdPT_JCFC86: Série D: - Rabo Peixe - Praiense - Angrense - Atlético - Fabril - Oriental Dragon - Lusitano Évora - Juventude - Vasco da… 9 hours ago
  • RT @CdPT_JCFC86: Série C: - Mortágua - Alcains - Castelo Branco - Sertanense - Marinhense - União da Serra - Rio Maior - Santarém - Arronch… 9 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: