Eleições Presidenciais EUA – 2008 (VI)

10 Dezembro, 2007 at 9:55 am Deixe um comentário

Eleições Presidenciais EUA - 2008

Inicio hoje, neste espaço, uma retrospectiva sobre os resultados das 55 eleições precedentes para Presidente dos EUA, desde 1789 a 2004.

  • 1789 (a)
      George Washington – 69 votos do Colégio Eleitoral
      – John Adams – 34
  • 1792
      George Washington – 132
      – John Adams – 77
      – George Clinton – 50
      – Thomas Jefferson – 4
      – Aaron Burr – 1
  • 1796
      John Adams – 71
      – Thomas Jefferson – 68
      – Thomas Pinckney – 59
      – Aaron Burr – 30
  • 1800 (b)
      Thomas Jefferson – 73
      – Aaron Burr – 73
      – John Adams – 65
      – Charles C. Pinckney – 64
      – John Jay – 1
  • 1804
      Thomas Jefferson – 162
      – Charles C. Pinckney – 14
  • 1808
      James Madison – 122
      – Charles C. Pinckney – 47
      – George Clinton – 6
  • 1812
      James Madison – 128
      – De Witt Clinton – 89
  • 1816
      James Monroe – 183
      – Rufus King – 34
  • 1820
      James Monroe – 231
      – John Quincy Adams – 1
  • 1824 (c)
      John Quincy Adams – 84
      – Andrew Jackson – 99
      – William H. Crawford – 41
      – Henry Clay – 37
  • (a) Apenas 10 Estados participaram na eleição. A legislatura de Nova Iorque não designou eleitores; a Carolina do Norte e Rhode Island ainda não haviam ratificado a Constituição.

    (b) Dado o empate entre Thomas Jefferson e Aaron Burr, coube ao Congresso designar o Presidente. Na votação por Estados, 10 votaram em Jefferson, face a apenas 4 em Burr.

    (c) Considerando que nenhum dos candidatos obtivera a maioria requerida, o Congresso procedeu à designação do Presidente, de entre os 3 candidatos mais votados. Numa votação por Estados, 13 votaram em John Quincy Adams, 7 em Andrew Jackson e 4 em William H. Crawford

    Entry filed under: Eleições EUA - 2008.

    Michelle Brito vence "Orange Bowl" Blogosfera em 2007 (VI)

    Deixe um comentário

    Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


    Autor – Contacto

    Destaques


    Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
    União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

    Calendário

    Dezembro 2007
    S T Q Q S S D
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  

    Arquivos

    Pulsar dos Diários Virtuais

    O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

    O que é a memória?

    Memória - TagCloud

    Jogos Olímpicos

    Categorias

    Notas importantes

    1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

    Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

    2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

    Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.